TRE-SE realiza treinamento para a utilização do sistema eSocial
TRE-SE realiza treinamento para a utilização do sistema eSocial

A partir de 2018, a implantação do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas, o eSocial, passa a ser obrigatória em empresas e órgãos públicos do país. Através dele, os empregadores passarão a comunicar ao Governo, de forma unificada, as informações relativas aos trabalhadores.
Com o propósito de estar preparado para as iminentes mudanças no sistema de contabilidade, o Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe realizou, nessa segunda-feira, 24, um treinamento detalhado sobre a plataforma. A responsável pelos tutoriais foi a Prof. Zenaide Carvalho.
Capacitação
Contadora, administradora e especialista em auditoria e controladoria, com mais de 35 anos de experiência na área, a professora explica que, para se adequar ao novo ambiente, é preciso adaptar sistemas de folhas de pagamento e mudar rotinas para evitar sanções por parte da receita federal.
“O eSocial é muito complexo, comporta mais de 40 microdeclarações. É necessário, então, saber o que o governo vai pedir. Por isso a gente precisa capacitar os servidores que estejam envolvidos com a área de departamento pessoal, folha de pagamento, setor financeiro, setor contábil e setor fiscal”, completou a palestrante.
Presentes
Estiveram presentes à palestra, o Presidente do TRE-SE, Des. Ricardo Múcio Santana de Abreu Lima, gestores e servidores da Casa, além de servidores convidados da Justiça Federal e do Tribunal Regional do Trabalho