Presidente do TRE-SE presta homenagem ao ex-desembargador Manuel Nabuco

O magistrado prestou homenagem dissertando sobre a trajetória de vida e lamentou o falecimento do ex-desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe.

Presidente do TRE-SE presta homenagem ao ex-desembargador Manuel Nabuco

O Des. José dos Anjos lamentou o falecimento do ex-desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe, Manuel Pascoal Nabuco d’ Ávila . O magistrado prestou homenagem dissertando sobre a trajetória de vida de Manuel Pascoal Nabuco .

Em seu discurso, o presidente José dos Anjos lembrou que, em 2 de fevereiro de 2001, Manuel Pascoal Nabuco d’ Ávila foi eleito e assumiu a Presidência do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SE). À frente do órgão, presidiu a eleição de 2002. Na sua gestão, também foi organizado e reestruturado o Centro de Memória Eleitoral – Cemel e publicado o livro 100 anos de eleições em Sergipe , que consolidou estatísticas da história eleitoral do Estado.

Outras realizações da gestão de Pascoal Nabuco d’ Ávila: a expansão do acervo bibliográfico do TRE-SE com a aquisição de 245 livros; realização de concurso público para provimento de vagas do quadro funcional e para cadastro de reserva; a implantação do Tele-Eleitoral – Eleições 2002 – serviço de atendimento ao público, via telefone.

“Doutor Pascoal Nabuco era um homem de visão futurista. Neste momento, de dor e sofrimento, por essa perda irreparável, o Tribunal se solidariza com familiares e amigos deste homem conciliador e grande amigo que certamente marcou a vida de todos que viveram ao seu redor. Rogo a Deus que o conforte em sua nova morada. Que ele encontre a paz e a vida eterna. Que os jovens de hoje procurem segui-lo em seu desejo de fazer justiça”, disse.

O vice-presidente da Casa, Des. Diógenes Barreto , corroborou as palavras do presidente e falou do convívio com Nabuco d’Ávila: “Trabalhei com ele no Tribunal de Justiça e conhecia o jeito amável com o qual ele tratava a todos. No geral, sempre procurava conciliar. Ele sempre foi de aconselhar. Eu mesmo sempre recebi ensinamentos dele e nutrimos uma relação de amizade.”

A juíza Áurea Corumba de Santana também apresentou seus sentimentos, ressaltando que o Fórum no qual trabalha hoje na Justiça Comum foi construído na gestão do ex-desembargador, na época, presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe. “Marcou-me profundamente. Sempre admirei sua inteligência, gentileza e seu trato com os juízes. Ele marcou a geração de juízes da minha época”, afirmou.

O jurista Joaby Gomes Ferreira conheceu Manuel Pascoal Nabuco quando iniciava na advocacia, há 25 anos. Em seu depoimento, Joaby destacou a serenidade e o equilíbrio do magistrado. “Ao longo dos tempos, pude acompanhar seu trabalho em razão do exercício da advocacia; e ele, com a sensatez de sempre, nos atendia de forma muito cordial”, lembrou.

Da mesma forma, a jurista Sandra Regina Câmara Conceição ressaltou o trabalho de Pascoal Nabuco d’ Ávila na condição de presidente do TJ. “Neste momento, comungo com o sentimento de pesar e manifesto meus lamentos pela perda desse ícone do Poder Judiciário: alguém que foi tão significativo para o Estado de Sergipe”, declarou.

O juiz Hélio de Figueiredo Mesquita Neto , que participou de sua primeira sessão, no TRE-SE, no dia de hoje (19), recordou que foi titularizado juiz de uma comarca por Manoel Pascoal Nabuco, então presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe. “Lembro-me dos primeiros contatos com ele. Sempre gentil e solícito. Eu me senti bastante apoiado por ele naquela época. Que a família encontre conforto na sua fé”, desejou.

Clique no link a seguir e confira, na íntegra, o discurso de homenagem proferido pelo Des. José dos Anjos. Discurso de homenagem ao ex-presidente do TRE-SE, Des. Manuel Pascoal Nabuco d’ Ávila

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Tribunal Regional Eleitoral de SergipeCENAF, Lote 7, Variante 2 -, Aracaju/SE 49081-000 - Brasil.

Tel:(+55-79) 3209-8600
Fax: (+55-79) 3209-8661

Horário de funcionamento do Protocolo Administrativo das 7h às 13h, (79) 3209-8633.

Endereço, telefone, e-mail e horário de funcionamento dos Cartórios Eleitorais.

Como chegar

Veja o mapa do TRE/SE no Google Maps.

O acesso mais fácil à sede do Tribunal é pela Av. Tancredo Neves.

CNPJ 06.015.356/0001-85

Ícone Protocolo Administrativo

Acesso rápido