Fevereiro roxo e laranja

O calendário visa à conscientização sobre problemas de saúde

roxo laranja

A criação de um calendário colorido da saúde é uma forma alegre de chamar à atenção para algumas condições de saúde. Campanhas como Outubro Rosa e Novembro Azul, já bastante conhecidas pela população, expressam que esse calendário visa à conscientização sobre problemas de saúde e suas formas de prevenção e tratamento, além de fomentar a discussão.

Nesse contexto, celebra-se o Fevereiro Roxo e Laranja. O Fevereiro Roxo chama à atenção para o Lúpus, a Fibromialgia e o Alzheimer, que têm em comum o fato de serem doenças crônicas; e a cura não está disponível até o momento. Mas, se essas doenças forem diagnosticadas precocemente, há tratamento para controle clínico e retardamento da evolução, podem ser evitados quadros mais graves. Fevereiro Laranja volta-se para a conscientização sobre a Leucemia.

LÚPUS

O lúpus é uma doença autoimune, isto é, o sistema imunológico produz anticorpos contra o próprio organismo, afetando diversos órgãos, como pele, articulações, rins, pulmões, com períodos de exacerbações e remissões. Apesar de ter origem pouco esclarecida, desenvolvimento do lúpus está ligado à predisposição genética e a fatores ambientais, como luz ultravioleta e medicamentos. É uma doença rara, mais frequentes em mulheres em fase reprodutiva. O tratamento adequado com medidas gerais (educação, apoio psicológico, atividade física, dieta, fotoproteção, não uso de tabaco, controle de fatores de risco cardiovascular, como glicemia, hipertensão arterial, colesterol e obesidade) e a administração de medicamentos é fundamental para o controle da doença e a minimização dos sintomas.

FIBROMIALGIA

Fibromialgia, palavra derivada do latim: fibro (tecido fibroso, presente em ligamentos, tendões e fáscias) e, do grego: mio (tecido muscular), algos (dor) e ia (condição). A doença é caracterizada por dor muscular difusa, fadiga, rigidez muscular, dor após esforço físico e anormalidades do sono. Pode também haver sintomas de depressão, ansiedade, deficiência de memória, desatenção, dor de cabeça, tontura, vertigens, dormências, entre outros sintomas não relacionados ao aparelho locomotor. A origem dessa doença permanece obscura, e, por conta disso, não há exames diagnósticos e tratamento específicos.

ALZHEIMER

A doença de Alzheimer é a patologia neurodegenerativa mais frequentemente associada à idade, cujas manifestações cognitivas e neuropsiquiátricas resultam em deficiência progressiva e incapacidade. A doença afeta aproximadamente 10% dos indivíduos com idade superior a 65 anos e 40% dos indivíduos acima de 80 anos. O sintoma inicial é a perda progressiva da memória recente. Com a evolução da patologia, outras alterações ocorrem na memória e na cognição, entre elas as deficiências em relação à linguagem e a funções visuoespaciais. Esses sintomas são frequentemente associados a distúrbios comportamentais, incluindo agressividade, depressão e alucinações.

LEUCEMIA

A leucemia é uma doença maligna dos glóbulos brancos, geralmente, de origem desconhecida. Tem como principal característica o acúmulo de células doentes na medula óssea, que substituem as células sanguíneas normais. A medula óssea é o local de fabricação das células sanguíneas e ocupa a cavidade dos ossos, sendo popularmente conhecida por tutano. Nela, são encontradas as células que dão origem aos glóbulos brancos (leucócitos), aos glóbulos vermelhos (hemácias ou eritrócitos) e às plaquetas. Na leucemia, uma célula sanguínea que ainda não atingiu a maturidade sofre uma mutação genética que a transforma em uma célula cancerosa. Essa célula anormal não funciona de forma adequada, multiplica-se mais rápido e morre menos do que as células normais. Dessa forma, as células sanguíneas saudáveis da medula óssea vão sendo substituídas por células anormais cancerosas. Existem mais de 12 tipos de leucemia: os quatro primários são leucemia mieloide aguda (LMA), leucemia mieloide crônica (LMC), leucemia linfocítica aguda (LLA) e leucemia linfocítica crônica (CLL).

 

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Tribunal Regional Eleitoral de SergipeCENAF, Lote 7, Variante 2 -, Aracaju/SE 49081-000 - Brasil.

Tel:(+55-79) 3209-8600
Fax: (+55-79) 3209-8661

Horário de funcionamento do Protocolo Administrativo das 7h às 13h, (79) 3209-8633.

Endereço, telefone, e-mail e horário de funcionamento dos Cartórios Eleitorais.

Como chegar

Veja o mapa do TRE/SE no Google Maps.

O acesso mais fácil à sede do Tribunal é pela Av. Tancredo Neves.

CNPJ 06.015.356/0001-85

Ícone Protocolo Administrativo

Acesso rápido