5º simulado de votação para teste de urnas eletrônicas se iniciou hoje (13)

Os testes devem continuar na próxima sexta-feira

Teste 1

Na manhã do dia 13 de junho, na seção de urnas do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE), iniciou-se o 5º simulado votação nas urnas eletrônicas, as quais serão utilizadas no pleito de 2018. O espaço abriga mais de 5 mil urnas, cujos sistemas passam por inúmeros testes antes de elas serem efetivamente distribuídas aos locais de votação.

O simulado é realizado em todo o Brasil e servirá para diagnosticar possíveis problemas com as urnas eletrônicas sob a responsabilidade de cada Estado. Havendo eventualidades, as mesmas serão registradas e enviadas ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que as devolverá aos TREs relacionando os problemas e conclusões constatados durante os testes.

De acordo com a chefe da seção, Mônica Martins, em Sergipe, esse é o quinto simulado referente às Eleições de 2018 realizado no depósito de urnas. “Já foram feitos três testes no ano passado e um este ano. O de hoje, especificamente, procura verificar como supostamente as urnas irão comportar-se no dia da eleição. Os aparelhos ficarão ligados durante todo o dia e, se ocorrer algum problema, este será registrado e posteriormente enviado ao TSE”, disse.

Ainda, segundo Mônica, os testes devem continuar na sexta-feira, pois o trabalho de averiguação em geral é contínuo. A partir da próxima segunda-feira (18), começará um ciclo regular de testagem no qual se averiguam o estado das urnas eletrônicas no tocante à falta de tampas, plástico e bobinas. Após um período de seis horas ligadas será feito um mapeamento das que apresentaram defeitos –as quais serão enviadas para conserto. As unidades aprovadas no teste são separadas, contabilizadas e preparadas para a eleição.

 

 

 

 

 

 

 

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Tribunal Regional Eleitoral de SergipeCENAF, Lote 7, Variante 2 -, Aracaju/SE 49081-000 - Brasil.

Tel:(+55-79) 3209-8600
Fax: (+55-79) 3209-8661

Horário de funcionamento do Protocolo Administrativo das 7h às 13h, (79) 3209-8633.

Endereço, telefone, e-mail e horário de funcionamento dos Cartórios Eleitorais.

Como chegar

Veja o mapa do TRE/SE no Google Maps.

O acesso mais fácil à sede do Tribunal é pela Av. Tancredo Neves.

CNPJ 06.015.356/0001-85

Ícone Protocolo Administrativo

Acesso rápido