Vice-Presidente do TRE-SE é eleito para integrar a academia sergipana de Letras

Vice-Presidente do TRE-SE é eleito para integrar a academia sergipana de Letras

TRE-SE Vice-Presidente do TRE-SE é eleito para integrar a academia sergipana de Letras
Des. Edson recebendo o comunicado de sua eleição

A eleição

A tarde do dia 20 de março de 2017 entrou para a história literária de Sergipe ao testemunhar a eleição do desembargador Edson Ulisses de Melo para titularizar a cadeira nº 26  da Academia Sergipana de Letras, anteriormente ocupada pelo ministro Luiz Carlos Fontes de Alencar.

 

A cerimônia de votação ocorreu na Sede da própria academia, localizada na Rua Pacatuba, 288 – Centro de Aracaju. “Podemos afirmar que a eleição do desembargador Edson Ulisses se deu de forma expressiva, posto que obteve 29 votosdo colegiado”, afirmou a secretária-geral professora Marlene Calumby.

 

O novo imortal sergipano atualmente exerceos cargosde vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe, além de ser membro fundador da Academia Sergipana de Letras Jurídicas, ocupando a cadeira nº 23, cujo patrono é o ex-Governador Marcelo Déda Chagas.

 

Após a votação, o presidente da academia, José Anderson Nascimento, acompanhado de uma comissão formada pela professora Marlene Calumby, Albano do Prado Franco, José Gilton Pinto Garcia e Estácio Bahia Guimarães foram até a presença do novel acadêmico para levar a comunicação oficial.

Histórico Literário

Edson Ulisses é autor de duas obras. O primeiro livro lançado intitula-se “Reflexões Cidadãs” e trata-se de uma coletânea decorrente da elaboração de discursos, palestras e artigos, sendo alguns de cunho jurídico e outros voltados para temas que fazem uma análise crítica da sociedade.

 

A segunda obra “Sabedoria Popular” foi fruto de vários anos de observação ao longo de suas andanças e viagens. De acordo com Edson Ulisses, o livro é o resultado de uma pesquisa detalhada realizada durante sua trajetória de vida.

 

Segundo o próprio autor, a iniciativa de escrever o livro “Sabedoria Popular” decorreu do receio de que a cultura popular desapareça com o passar do tempo, diante da cultura da internet. Ele disse que mergulhou na pesquisa para buscar as expressões e linguagens da cultura popular. “Buscamos perenizar no papel para que esta rica cultura não sofra solução de continuidade”, destacou.

 

Além de autor, o novo membro da academia é um grande apreciador e incentivador da arte em todas as suas formas de expressão. Intelectual de notável saber jurídico, reconhecido pela sociedade sergipana por sua capacidade de articulação e expressão tanto na forma oral quanto na escrita, o desembargador assume o mais honroso posto da ordem literária do Estado de Sergipe.

A Academia – Breve histórico

A Academia Sergipana de Letras é a instituição literária sergipana que tem por finalidade o cultivo e o desenvolvimento das letras em geral e colaborar na elevação das artes e da cultura do Brasil e, de modo particular em Sergipe.

 

Foi criada segundo o modelo da Academia Brasileira de Letras, por iniciativa do poeta Antônio Garcia Rosa e de outros intelectuais sergipanos, destacando-se, entre eles, José de Magalhães Carneiro, Cleomenes Campos, José Augusto da Rocha Lima, Rubens Figueiredo, Monsenhor Carlos Costa, Clodomir Silva e Manuelito Campos.

 

A Academia tem uma história toda especial, pois sucedeu à Hora Literária, instituição recreativa, fundada em 1º de abril de 1919, depois transformada em sociedade literária de caráter acadêmico autônoma, por decisão da Assembléia Geral de 17 de julho de 1927. Assim, a 1º de junho de 1929, a Hora Literária convertia-se na Academia Sergipana de Letras, dando grande brilho às letras sergipanas.

 

A Academia Sergipana de Letras é reconhecida, também, como a mals democrática das Academias do País, pois, em seu quadro, abriga não só literatos, como homens de artes, humanistas e cientistas, dando, assim, uma ênfase especial à cultura em geral, cumprindo, destarte, as suas finalidades estatutárias.

 

Aglaé D´Ávila Fontes, Albano do Prado Pimentel Franco, Ana Maria Fonseca Medina, Antonio Amaral Cavalcante, Antonio Francisco de Jesus, Artur Oscar de Oliveira Déda, Carlos A. Ayres F. Britto, Carlos Pinna de Assis,

  

Biografia resumida do novo imortal de Sergipe

Edson Ulisses de Melo nasceu em Porto da Folha, no dia 24 de agosto de 1948.

 

Formou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Sergipe, em 1975. Fez pós-graduação em Direito Público e Direito Processual Civil, ambas pela Universidade Tiradentes. Ocupou cargos públicos, como Procurador Geral do Estado de Sergipe e Chefe da Assessoria Jurídica do Banco do Nordeste. Foi Presidente e também Vice-Presidente da OAB Sergipe e Conselheiro Federal da OAB, por três mandatos. É membro do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) e do Instituto Brasileiro de Direito da Família (IBDFAM).

 

Foi Presidente de 04 importantes comissões do Conselho Federal da OAB: Direitos Humanos, Combate à Violência, Seguridade Social e Estudos da Legislação Processual. Ele também presidiu duas comissões da seccional Sergipe: Exame de Ordem e Prerrogativas.

 

Atuou ainda como professor no curso de Direito da Universidade Federal de Sergipe, Universidade Tiradentes e na Escola Superior de Advocacia da OAB/SE. Além de ter feito diversos cursos na área jurídica, o Magistrado atuou como palestrante e debatedor em muitos eventos de Direito.

 

Em 4 de abril de 2008, ele encabeçou a lista sêxtupla da eleição realizada pela OAB/SE, compôs a lista tríplice, escolhida pelo Pleno do TJSE, no dia 28 do mesmo mês, e no mesmo dia foi nomeado Desembargador pelo Governador do Estado, Marcelo Déda. Tomou posse no TJ/SE em 12/05/2008.

icone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Tribunal Regional Eleitoral de SergipeCENAF, Lote 7, Variante 2 -, Aracaju/SE 49081-000 - Brasil.

Tel:(+55-79) 3209-8600
Fax: (+55-79) 3209-8661

Horário de funcionamento do Protocolo Administrativo das 7h às 13h, (79) 3209-8633.

Endereço, telefone, e-mail e horário de funcionamento dos Cartórios Eleitorais.

Como chegar

Veja o mapa do TRE/SE no Google Maps.

O acesso mais fácil à sede do Tribunal é pela Av. Tancredo Neves.

CNPJ 06.015.356/0001-85

Icone Protocolo Administrativo

Acesso rápido