TRE-SE participa de mais uma edição do Mutirão POPRUAJUD AJU
A ação conjunta reforça o compromisso do Judiciário com a inclusão social e com a cidadania

Nesta sexta-feira (24), O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) participou de mais uma edição do Mutirão da Política Nacional Judicial de Atenção a Pessoas em Situação de Rua (POPRUAJUD AJU). A ação ocorreu no estacionamento do Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região (TRT20), em Aracaju, e reuniu diversas instituições comprometidas no sentido de promover a dignidade, a cidadania e o acesso à Justiça.
O evento foi promovido pelo Comitê Regional PopRuaJud de Sergipe, presidido pelo desembargador Thenisson Santana Dória, do TRT20. O TRE-SE esteve representado pelas servidoras e pelos servidores Marília Silva de Almeida (ASPLAN-SJD), Ana Karla Carvalho Monteiro Nascimento, Victor Eduardo Gonçalves de Santana e Jheniffer Silva Cardoso dos Santos (NAE), Abdorá Coutinho, Maria Elizabete Santos Almeida e Elessandro Santos (Corregedoria), Vanda dos Santos Góis, Isabella Melo Aguiar e Maria Alice Santana de Jesus (Ouvidoria). A iniciativa está alinhada às diretrizes da Resolução CNJ nº 425/2021, que instituiu a Política Nacional de Atenção a Pessoas em Situação de Rua.
Para o multirão, o TRE-SE disponibilizou a van utilizada no Atendimento Biométrico Itinerante (ABI), equipada com kits biométricos, computadores e impressoras, ofereceu os seguintes serviços: emissão, revisão, transferência e regularização de títulos eleitorais, além de orientações sobre o cadastro biométrico.
A representante do TRE-SE no comitê do POPRUAJUD AJU, Marília Silva de Almeida, destacou a satisfação em atender um público que, muitas vezes, enfrenta dificuldades para ter acesso aos serviços públicos: “É gratificante poder contribuir para que pessoas em situação de vulnerabilidade exerçam plenamente os direitos. Cada atendimento representa um passo para fortalecer a cidadania e aproximar a Justiça Eleitoral de todas as cidadãs e de todos os cidadãos.”
Vanda dos Santos Góis, da Ouvidoria Eleitoral, ressaltou o caráter inclusivo: “A ouvidoria do TRE-SE está mais uma vez participando desse projeto, que promove inclusão e acolhimento. O contato direto com o público em situação de vulnerabilidade nos lembra do valor da empatia e da responsabilidade institucional.”
O evento também contou com o apoio do Núcleo de Inteligência e Segurança Institucionais do TRE-SE, representado pelo chefe da segurança,Moysés Dantas, Levi Alves Mota, Flavio Nascimento de Sena e Silva e José Adriano Almeida de Souza, que atuaram de forma dedicada para garantir a segurança e o bom andamento das atividades durante toda a ação.
Além do TRE-SE e do TRT20, participaram do mutirão representantes das instituições a seguir: Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe (TJSE), Ministério Público de Sergipe (MPSE), Defensoria Pública, Receita Federal, da OAB/SE, SENAC, SESI...
Foram oferecidos serviços básicos de saúde, higiene, alimentação, documentação e atendimento jurídico, atendimento médico, distribuição de roupas e de calçados. Essa ação reforça o compromisso conjunto das instituições em promover a inclusão social e o exercício pleno da cidadania.
Audiodescrição: A imagem mostra um grupo de pessoas posando para a foto ao ar livre, em frente a uma unidade móvel. Todas vestem camisetas brancas com o logotipo do projeto “Pop Rua Jud Aju” e estão sorrindo.









