TRE-SE participa do VII Congresso Brasileiro de Arquivos do Poder Judiciário
O tema do evento: Arquivos Permanentes: preservação, acesso e difusão

Iniciou hoje (23), o VII Congresso Brasileiro de Arquivos do Poder Judiciário, queestá acontecendo em Belo Horizonte-MG. O evento é promovido pelo Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG), por intermédio da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (EJEF) e reúne magistradas(os), servidoras(es) e especialistas. Com o tema Arquivos Permanentes: preservação, acesso e difusão, o encontro visa fortalecer políticas arquivísticas e incentivar o desenvolvimento de estratégias de gestão documental e de memória institucional.
O congresso tem como objetivo capacitar as(os) participantes na implementação de políticas arquivísticas e na adoção de métodos modernos de preservação e acesso a acervos documentais do Poder Judiciário. O evento promove o intercâmbio de experiências e o debate sobre desafios contemporâneos, como o uso da inteligência artificial e as práticas de transparência.
Representando o TRE-SE, estão os servidores Olavo Cavalcante Barros (COGIN) e Marcos Deumares da Silva (SEDEA) e as servidoras Carmen Luiza Menezes (CEMEL) e Adenilda Pereira da Silva (SEDEA).
O encontro terá dois dias de palestras e oficinas. Os assuntos abordados: Governança Arquivística; Diálogos entre as áreas da Arquivologia, Museologia e História; Políticas de Gestão Documental e de Memória; Inteligência Artificial e novas tecnologias; Acesso e Pesquisa; Diplomática contemporânea: aplicação em arquivos permanentes; Descrição arquivística: o uso do modelo conceitual Records in Contexts (RiC); Práticas arquivísticas no Arquivo Permanente; Ações e experiências.


