Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe realiza palestra sobre climatério

TRE-SE realiza palestra sobre Climatério

TRE-SE Climatério

Na manhã de hoje (23), o Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE), através da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP), realizou uma palestra com o foco na saúde feminina, abordando temas referentes ao climatério com servidores da casa, período da vida da mulher adulta em que a produção de hormônios começa a oscilar.

O climatério é definido, pela Organização Mundial de Saúde (OMS), como uma fase biológica da vida da mulher que compreende o período que se inicia a partir dos 35 anos de idade e vai até os 65 anos, onde os sintomas decorrem não somente de eventos endócrinos, mas, segundo dados atuais do Ministério da Saúde, também são reflexos das circunstâncias sociais e pessoais às quais a mulher está submetida.

Norma Lúcia Santos foi a profissional responsável por conduzir o debate durante a palestra. Especialista em Endocrinologia e mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), atualmente é professora auxiliar de Medicina do campus da UFS de Lagarto. Segundo Norma, a intenção de despertar a atenção das mulheres para o tema é importante, pois acaba sendo benéfico para o esclarecimento de dúvidas acerca do assunto.

“A palestra tem a intenção de tirar dúvidas e desmistificar estigmas que a menopausa carrega. Infelizmente, com a chegada desse período, algumas mulheres começam a sentir-se velhas e com isso surgem as dúvidas. A intenção é esclarecer e oferecer as opções do que pode ser feito para tratar e conviver com a menopausa”, disse.

Além disso, a endocrinologista acredita que, em ambiente de trabalho, a prática se torna de grande valia para fortalecer os relacionamentos profissionais entre os servidores. “É importante estabelecer este tipo de diálogo no ambiente de trabalho porque existe uma socialização na troca de informações. As pessoas tiram dúvidas, dividem experiências e isso facilita inclusive o convívio com outras pessoas. Infelizmente, a menopausa pode ocasionar transtornos de humor, então o relacionamento interpessoal pode ser prejudicado”, frisou.

Para Deise Pereira Valido, odontóloga do TRE-SE, a oportunidade de participar do debate sobre o Climatério abre caminhos para adquirir conhecimento. “Na minha opinião, a palestra se encaixa muito bem para o momento em que todas nós, mulheres, estamos vivendo ou vivenciaremos em um período de nossa vida. Além disso, é um momento de aprendizado e de mudar o comportamento, para que possamos encarar novas realidades”, pontuou.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Tribunal Regional Eleitoral de SergipeCENAF, Lote 7, Variante 2 -, Aracaju/SE 49081-000 - Brasil.

Tel:(+55-79) 3209-8600
Fax: (+55-79) 3209-8661

Horário de funcionamento do Protocolo Administrativo das 7h às 13h, (79) 3209-8633.

Endereço, telefone, e-mail e horário de funcionamento dos Cartórios Eleitorais.

Como chegar

Veja o mapa do TRE/SE no Google Maps.

O acesso mais fácil à sede do Tribunal é pela Av. Tancredo Neves.

CNPJ 06.015.356/0001-85

Ícone Protocolo Administrativo

Acesso rápido