TRE-SE comemora dia do Advogado nesta sexta-feira (11)

TRE-SE comemora dia do Advogado nesta sexta-feira (11)

TRE-SE advogado

O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) comunica que não haverá expediente forense nesta sexta-feira (11), em comemoração ao dia do Advogado. O dia consta como feriado regimental nos órgãos Judiciários de todo o Brasil.

O feriado está previsto na Lei 5.010/66, artigo 62, inciso IV, que trata da organização da Justiça Federal. Os prazos processuais que se iniciam ou se completam nesta data ficam automaticamente prorrogados para o dia útil seguinte. O TRE-SE e as Zonas Eleitorais da capital e do interior voltarão a atender o público na próxima segunda-feira (14).

No dia do Advogado, comemora-se a data da lei do Império que determinou a criação dos cursos jurídicos no Brasil, em 11 de agosto de 1827, à época de Dom Pedro I. Em 1827, o imperador inaugurou, em Olinda e em São Paulo, as duas primeiras escolas de Direito brasileiras.

No site do TRE-SE existe um “espaço do advogado”, no qual esses profissionais podem consultar todos os processos físicos e processos judiciais eletrônicos, além da tramitação processual, pautas de julgamento e legislação eleitoral.


Curiosidade

O costume de chamar o advogado de “doutor” vem da Lei do Império de 11 de agosto de 1827. Essa lei tem origem legislativa no Alvará Régio editado por D. Maria I, a Pia (A Louca), de Portugal, que outorgou o tratamento de “doutor” aos bacharéis em Direito e o exercício regular da profissão; no Decreto Imperial (DIM) de 1º de agosto de 1825, instituído pelo chefe de governo de Dom Pedro I; e no Decreto 17874A, de 9 de agosto de 1827, que declarou feriado o dia 11 de agosto. Esses documentos foram microfilmados e estão disponíveis para pesquisa na Biblioteca Nacional, localizada na Cinelândia, Rio de Janeiro (RJ).

Últimas notícias postadas

Recentes

Des. Ricardo Múcio participa do Colégio de Presidentes dos TREs

No evento, foram eleitos, por aclamação, os novos titulares do aludido colégio. Assumiram o Des. Márcio Vidal, do Mato Grosso: presidente; a Desa. Regina Ferrari, do Acre: vice-presidente; e o Des. Carlos Eduardo da Fonseca Passos, do Rio de Janeiro: primeiro-secretário.