19 de abril de 2017 - 11h27

TRE-SE Eleitores do futuro visitam Tribunal
Estudantes em frente ao CEMEL

Eleitores do Futuro fazem visita ao TRE-SE

Aproximadamente quarenta estudantes do ensino fundamental de uma escola particular de Nossa Senhora do Socorro participaram de visita guiada ao Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe. A iniciativa foi encampada pelo presidente do TRE-SE, Ricardo Múcio Santana de Abreu Lima, e a Coordenadoria de Gestão da Informação (COGIN) respondeu pela organização do evento, que ocorreu na manhã de hoje (19).

Inicialmente, as crianças, que tinham entre 9 e 10 anos de idade, foram conduzidas ao depósito de urnas do TRE-SE, local onde estão armazenadas mais de 7.000 urnas eletrônicas disponíveis no Estado de Sergipe. O servidor Manoel Marcondes Barros da Silva recepcionou os alunos, oportunidade em que fez uma breve explicação sobre o funcionamento das “máquinas de votar”, bem como teceu considerações sobre a importância do voto consciente. “Vocês estão tendo a oportunidade de se prepararem para serem bons eleitores, o futuro do Brasil está em suas mãos”, pontuou o servidor.

Dando seguimento à visita, o grupo de educandos se dirigiu ao CEMEL (Centro de Memória Eleitoral), onde puderam contemplar a exposição “Justiça Eleitoral de Sergipe – Democracia e Cidadania”. O servidor Heribaldo Vilanova Silveira foi o responsável por instruir os jovens durante a estada no museu.

No final da visita, as crianças participaram de uma votação simulada, oportunidade em que puderam vivenciar na prática a experiência de participar de um processo eleitoral.

O CEMEL

A exposição do Centro de Memória Eleitoral é aberta ao público e se baseia nas seguintes temáticas:

• Resumo da história do CEMEL

• Evolução das Zonas Eleitorais desde 1932;

• Voto e Cidadania;

• Objetos museológicos, a exemplo de réplicas dos Pelouros (bola de cera em que se colocava o voto de cada eleitor) utilizados no período do Brasil Colonial;

O CEMEL foi revitalizado e reaberto à visitação em novembro de 2016. “O espaço ganhou nova iluminação, além da instalação de painéis onde são exibidos os adesivos da exposição”, informou o servidor Marcos Deumares da Silva.

O principal objetivo da revitalização e da mostra é tornar o CEMEL mais atrativo e moderno para o seu público-alvo, os estudantes dos ensinos fundamental ao superior”, pontuou a Coordenadora Lydiane Torres da Silva.

Gestor Responsável: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social +