Eleitores do Futuro fazem visita ao TRE-SE

Eleitores do Futuro fazem visita ao TRE-SE

TRE-SE Eleitores do futuro visitam Tribunal
Estudantes em frente ao CEMEL

Aproximadamente quarenta estudantes do ensino fundamental de uma escola particular de Nossa Senhora do Socorro participaram de visita guiada ao Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe. A iniciativa foi encampada pelo presidente do TRE-SE, Ricardo Múcio Santana de Abreu Lima, e a Coordenadoria de Gestão da Informação (COGIN) respondeu pela organização do evento, que ocorreu na manhã de hoje (19).

 

Inicialmente, as crianças, que tinham entre 9 e 10 anos de idade, foram conduzidas ao depósito de urnas do TRE-SE, local onde estão armazenadas mais de 7.000 urnas eletrônicas disponíveis no Estado de Sergipe. O servidor Manoel Marcondes Barros da Silva recepcionou os alunos, oportunidade em que fez uma breve explicação sobre o funcionamento das “máquinas de votar”, bem como teceu considerações sobre a importância do voto consciente. “Vocês estão tendo a oportunidade de se prepararem para serem bons eleitores, o futuro do Brasil está em suas mãos”, pontuou o servidor.

 

Dando seguimento à visita, o grupo de educandos se dirigiu ao CEMEL (Centro de Memória Eleitoral), onde puderam contemplar a exposição “Justiça Eleitoral de Sergipe – Democracia e Cidadania”. O servidor Heribaldo Vilanova Silveira foi o responsável por instruir os jovens durante a estada no museu.

 

No final da visita, as crianças participaram de uma votação simulada, oportunidade em que puderam vivenciar na prática a experiência de participar de um processo eleitoral.

 

O CEMEL

 

A exposição do Centro de Memória Eleitoral é aberta ao público e se baseia nas seguintes temáticas:

  • Resumo da história do CEMEL

  • Evolução das Zonas Eleitorais desde 1932;

  • Voto e Cidadania;

  • Objetos museológicos, a exemplo de réplicas dos Pelouros (bola de cera em que se colocava o voto de cada eleitor) utilizados no período do Brasil Colonial;

O CEMEL foi revitalizado e reaberto à visitação em novembro de 2016. “O espaço ganhou nova iluminação, além da instalação de painéis onde são exibidos os adesivos da exposição”, informou o servidor Marcos Deumares da Silva.

 

O principal objetivo da revitalização e da mostra é tornar o CEMEL mais atrativo e moderno para o seu público-alvo, os estudantes dos ensinos fundamental ao superior”, pontuou a Coordenadora Lydiane Torres da Silva.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Tribunal Regional Eleitoral de SergipeCENAF, Lote 7, Variante 2 -, Aracaju/SE 49081-000 - Brasil.

Tel:(+55-79) 3209-8600
Fax: (+55-79) 3209-8661

Horário de funcionamento do Protocolo Administrativo das 7h às 13h, (79) 3209-8633.

Endereço, telefone, e-mail e horário de funcionamento dos Cartórios Eleitorais.

Como chegar

Veja o mapa do TRE/SE no Google Maps.

O acesso mais fácil à sede do Tribunal é pela Av. Tancredo Neves.

CNPJ 06.015.356/0001-85

Ícone Protocolo Administrativo

Acesso rápido