Sorteio das urnas da votação paralela será realizado no sábado (29)

Sorteio das urnas da votação paralela será realizado no sábado (29)

Na manhã desta quarta-feira (26), as 800 cédulas que serão utilizadas durante a votação paralela foram preenchidas na sede do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe. Finalizado o preenchimento das cédulas, as mesmas foram inseridas em urnas de lona que deverão permanecer lacradas até o início da auditoria. Duas urnas de Aracaju serão auditadas e o sorteio será realizado neste sábado, 29, as nove horas da manhã, em cerimônia aberta ao público.

O juiz, Paulo Marcelo Silva Ledo, presidente da comissão da votação paralela, destaca que o cronograma estabelecido pela comissão está sendo cumprindo. “Os juízes eleitorais já estão cientes de que no sábado serão recolhidas duas urnas das sessões sorteadas para que sejam auditadas no domingo”, comentou o juiz.

A Votação Paralela está entre os diversos mecanismos criados pela Justiça Eleitoral para comprovar a confiabilidade do sistema eletrônico de votação. Ela ocorre no mesmo dia e horário das eleições e conta com a participação do Ministério Público, da OAB e de representantes dos partidos políticos, além de ser aberta à imprensa e à sociedade civil.

O procedimento de auditoria

Domingo, dia do pleito, os votos contidos nas cédulas serão inseridos nas urnas sorteadas. Os candidatos constantes nas cédulas devem corresponder aos que concorrem ao pleito no município da respectiva urna.

A Votação Paralela se encerra às 17 horas, mesmo horário da eleição oficial, quando o sistema de apoio à votação paralela iniciará a impressão dos relatórios de votação, que serão comparados com os relatórios das urnas eletrônicas auditadas, para aferição dos resultados.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Tribunal Regional Eleitoral de SergipeCENAF, Lote 7, Variante 2 -, Aracaju/SE 49081-000 - Brasil.

Tel:(+55-79) 3209-8600
Fax: (+55-79) 3209-8661

Horário de funcionamento do Protocolo Administrativo das 7h às 13h, (79) 3209-8633.

Endereço, telefone, e-mail e horário de funcionamento dos Cartórios Eleitorais.

Como chegar

Veja o mapa do TRE/SE no Google Maps.

O acesso mais fácil à sede do Tribunal é pela Av. Tancredo Neves.

CNPJ 06.015.356/0001-85

Ícone Protocolo Administrativo

Acesso rápido