Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica é instalada

Auditoria poderá ser acompanhada por representantes dos partidos, OAB, imprensa e demais interessados

Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica é instalada

Na manhã desta segunda-feira (10), foi instalada a Comissão de Auditoria das Urnas Eletrônicas do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe – TRE-SE. A reunião foi conduzida pela presidente da comissão, juíza Maria Angélica França e Souza e contou com a presença do promotor designado pelo Ministério Público Eleitoral, Daniel Carneiro Duarte, para fiscalizar os trabalhos da comissão.

Além da instalação formal da Comissão de Auditoria, o encontro teve por objetivo aprovar o modelo de cédula que será utilizado no processo de auditoria, bem como definir o quantitativo de cédulas a ser utilizado. No dia 21 de setembro, às 9h, as cédulas serão preenchidas por representantes de Partidos e Coligações, que já foram convocados pela juíza Maria Angélica.

A norma que ampara o procedimento é a ResoluçãoTSE n. 23.550/2017, que determina que o evento de auditoria deve ser realizado em local público e com expressiva circulação de pessoas. Segundo a Resolução, deverão ser sorteadas, por turno, na véspera da eleição (sábado), 6 urnas eletrônicas. As três primeiras serão submetidas à auditoria de funcionamento sob condições normais de uso e as demais, à auditoria mediante verificação da autenticidade e integridade dos sistemas.

A auditoria a ser realizada nas urnas eletrônicas, de maneira simplificada, funciona da seguitne forma: Os votos constantes nas cédulas (previamente preenchidas) são inseridos no sistema de apoio do TSE e nas urnas eletrônicas que foram sorteadas . Ao final da votação, às 17h, os dados constantes no boletim de urna (BU) serão confrontados com os votos inseridos, de modo que haja conformidade entre os votos contidos nas cédulas e o relatório da urna.

Tudo é feito em um ambiente filmado e fiscalizado. Até hoje, nenhuma auditoria realizada deixou de comprovar coincidência entre os Boletins de Urna (BUs) e os relatórios emitidos pelo sistema de apoio à votação. No dia 20 de agosto houve uma reunião com a empresa DGC Produções LTDA, que realizará, em 07 de outubro de 2018, a filmagem do evento de auditoria.

A Comissão de Auditoria é composta por 22 pessoas, incluindo o juiz presidente, servidores da Justiça Eleitoral e pessoal de apoio. As próximas atividades da comissão serão: dia 21/09, às 9h, reunião com Partidos Políticos e Entidades representativas da sociedade para explanação e preenchimento das cédulas que serão utilizadas no dia da Auditoria; dia 6/10, das 9h às 13h, cerimônia de sorteio das seções eleitorais a serem auditadas no dia do pleito; dia 7/10, das 7h às 18h, realização da auditoria das urnas eletrônicas em Votação Paralela/2018.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Tribunal Regional Eleitoral de SergipeCENAF, Lote 7, Variante 2 -, Aracaju/SE 49081-000 - Brasil.

Tel:(+55-79) 3209-8600
Fax: (+55-79) 3209-8661

Horário de funcionamento do Protocolo Administrativo das 7h às 13h, (79) 3209-8633.

Endereço, telefone, e-mail e horário de funcionamento dos Cartórios Eleitorais.

Como chegar

Veja o mapa do TRE/SE no Google Maps.

O acesso mais fácil à sede do Tribunal é pela Av. Tancredo Neves.

CNPJ 06.015.356/0001-85

Ícone Protocolo Administrativo

Acesso rápido