Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica é instalada
Auditoria poderá ser acompanhada por representantes dos partidos, OAB, imprensa e demais interessados
Na manhã desta segunda-feira (10), foi instalada a Comissão de Auditoria das Urnas Eletrônicas do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe – TRE-SE. A reunião foi conduzida pela presidente da comissão, juíza Maria Angélica França e Souza e contou com a presença do promotor designado pelo Ministério Público Eleitoral, Daniel Carneiro Duarte, para fiscalizar os trabalhos da comissão.
Além da instalação formal da Comissão de Auditoria, o encontro teve por objetivo aprovar o modelo de cédula que será utilizado no processo de auditoria, bem como definir o quantitativo de cédulas a ser utilizado. No dia 21 de setembro, às 9h, as cédulas serão preenchidas por representantes de Partidos e Coligações, que já foram convocados pela juíza Maria Angélica.
A norma que ampara o procedimento é a ResoluçãoTSE n. 23.550/2017, que determina que o evento de auditoria deve ser realizado em local público e com expressiva circulação de pessoas. Segundo a Resolução, deverão ser sorteadas, por turno, na véspera da eleição (sábado), 6 urnas eletrônicas. As três primeiras serão submetidas à auditoria de funcionamento sob condições normais de uso e as demais, à auditoria mediante verificação da autenticidade e integridade dos sistemas.
A auditoria a ser realizada nas urnas eletrônicas, de maneira simplificada, funciona da seguitne forma: Os votos constantes nas cédulas (previamente preenchidas) são inseridos no sistema de apoio do TSE e nas urnas eletrônicas que foram sorteadas . Ao final da votação, às 17h, os dados constantes no boletim de urna (BU) serão confrontados com os votos inseridos, de modo que haja conformidade entre os votos contidos nas cédulas e o relatório da urna.
Tudo é feito em um ambiente filmado e fiscalizado. Até hoje, nenhuma auditoria realizada deixou de comprovar coincidência entre os Boletins de Urna (BUs) e os relatórios emitidos pelo sistema de apoio à votação. No dia 20 de agosto houve uma reunião com a empresa DGC Produções LTDA, que realizará, em 07 de outubro de 2018, a filmagem do evento de auditoria.
A Comissão de Auditoria é composta por 22 pessoas, incluindo o juiz presidente, servidores da Justiça Eleitoral e pessoal de apoio. As próximas atividades da comissão serão: dia 21/09, às 9h, reunião com Partidos Políticos e Entidades representativas da sociedade para explanação e preenchimento das cédulas que serão utilizadas no dia da Auditoria; dia 6/10, das 9h às 13h, cerimônia de sorteio das seções eleitorais a serem auditadas no dia do pleito; dia 7/10, das 7h às 18h, realização da auditoria das urnas eletrônicas em Votação Paralela/2018.