Jornada do Usuário Cego

Objetivo

O projeto Jornada do Usuário Cego visa entender melhor a experiência das usuárias e usuários cegos, ou que tenham baixa visão, ao utilizarem os serviços digitais oferecidos pelo TRE-SE, buscando identificar pontos de dores, barreiras e oportunidades de melhorias, de forma a adequar os nossos serviços às suas necessidades.

Fundamentação

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - Agenda 2030

Objetivo 16. Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.

16.3 Promover o Estado de Direito, em nível nacional e internacional, e garantir a igualdade de acesso à justiça para todos.

Objetivo 10. Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles.

10.2 Até 2030, empoderar e promover a inclusão social, econômica e política de todos, independentemente da idade, gênero, deficiência, raça, etnia, origem, religião, condição econômica ou outra.

10.3 Garantir a igualdade de oportunidades e reduzir as desigualdades de resultados, inclusive por meio da eliminação de leis, políticas e práticas discriminatórias e da promoção de legislação, políticas e ações adequadas a este respeito.

Metodologia

 Buscar-se-á a contribuição de entidades que representam as pessoas com deficiência visual em Sergipe, de forma a garantir uma participação relevante e significativa desse público no projeto. Será realizada uma reunião de aproximação inicial e contato com a realidade dos usuários cegos na utilização do site do TRE-SE.

Posteriormente, serão realizadas oficinas para mapeamento da jornada de usuário com a participação de pessoas cegas e com o apoio das entidades representativas, para alguns dos principais serviços oferecidos pelo tribunal. Nessas oficinas, será mapeada a experiência atual dos usuários cegos e, após a identificação de dores, barreiras e oportunidades de melhoria, serão propostos mapas de serviços que representem uma experiência mais adequada para a necessidade desses usuários, os quais serão validados posteriormente por esse público.  

A principal ferramenta metodológica a ser utilizada será o quadro de Jornada de Usuário e Mapa de Serviço, com apoio de algumas outras ferramentas do Design Thinking como o Mapa de Empatia e a Matriz Criativa.

 

Cronograma

 

Atividade

Datas

Reunião com Entidades Representativas

25/01/2023

Estudo sobre Jornada de Usuário

Agosto/2023

Realização de Oficinas

Setembro/2023

Pesquisa Etnográfica

Outubro

Redefinição de Mapas de Serviços 

Outubro a Novembro/2023

Validação com Usuários

Janeiro a Fevereiro/2024

 

Resultados Esperados

Ao final do projeto, espera-se que :

  1. Os mapas de serviços redefinidos representem uma melhoria perceptível para o público de interesse deste projeto;
  2. As propostas de melhoria sejam encaminhadas para implementação pelas unidades responsáveis.

Equipe

 

Nome

Unidade

Caroline Valeriano

NSA

Paulo Sérgio

!9SE

Oona Karina

CASIN

Walter

SEAPU