Configurações do chatbot

Servidores da SEDEA participam da etapa estadual da 2ª Conferência Nacional de Arquivos

Arquivista do Tribunal é eleito delegado para a etapa nacional, em Brasília

Arquivista do Tribunal é eleito delegado para a etapa nacional, em Brasília
Etapa Estadual da 2ª Conferência Nacional de Arquivos

Os servidores da Seção de Gestão de Documentos e Arquivo (SEDEA) do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) participaram, no dia 16/04/2026, da Etapa Estadual da 2ª Conferência Nacional de Arquivos (2ª CNArq), contribuindo ativamente para os debates sobre gestão documental e reforçando o compromisso institucional com a transparência e o acesso à informação.

A Conferência representou um marco para o Estado de Sergipe, reunindo pela primeira vez, instituições arquivísticas, profissionais da área, pesquisadores e representantes da sociedade civil em um espaço de diálogo e construção coletiva de propostas voltadas ao fortalecimento das políticas públicas arquivísticas no país. Nesse contexto, a atuação da SEDEA contribuiu para assegurar que as especificidades da Justiça Eleitoral sejam devidamente consideradas no debate nacional.

Durante o evento, o arquivista Melquiades Santos apresentou o eixo temático “Gestão de documentos como infraestrutura democrática”, destacando a importância da organização documental como base para a eficiência administrativa e para o fortalecimento da democracia.

Melquiades Santos foi eleito delegado para a etapa nacional da conferência, que será realizada em Brasília, entre os dias 26 e 28 de maio de 2026. A eleição assegura ao Tribunal presença direta nas discussões que orientarão a formulação da Política Nacional de Arquivos.

A etapa nacional da 2ª CNArq terá como tema “Arquivos: agentes da cidadania e da democracia” e abordará questões relacionadas à governança arquivística, à preservação do patrimônio digital, ao acesso à informação e à transparência pública, em consonância com marcos legais como a Lei de Acesso à Informação (LAI) e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

As propostas aprovadas no encontro nacional servirão de base para o aprimoramento das políticas públicas arquivísticas em todo o país.

Audiodescrição: Cinco pessoas posam lado a lado em ambiente interno, usando crachás de evento. Ao fundo, há um painel colorido com elementos gráficos e texto da conferência. Duas seguram pastas, e todas estão em pé, voltadas para a câmera.

Acesso rápido