Projeto Eleitora e Eleitor do Futuro vai à comunidade quilombola de Riachão do Dantas
A atividade aconteceu na Escola Municipal Quilombola Mariana Fontes Costa, localizada no Povoado Forras

No dia 28 de agosto, a Escola Judiciária Eleitoral de Sergipe (EJESE) levou o projeto Eleitora e Eleitor do Futuro à comunidade quilombola do povoado Forras, localizada no município de Riachão do Dantas. A iniciativa partiu do juiz Paulo Henrique Vaz Fidalgo, titular da 4ª Zona Eleitoral que abrange os municípios de Boquim, Arauá, Pedrinhas e Riachão do Dantas.
O evento foi organizado em referência ao Dia Internacional de Recordar o Tráfico de Escravos e sua Abolição, celebrado em 23 de agosto. A atividade aconteceu na Escola Municipal Quilombola Mariana Fontes Costa, localizada no Povoado Forras, reunindo 147 alunos, sob a supervisão do responsável pela unidade escolar, Rodrigo dos Santos Souza.
Os servidores da EJESE Elielson Souza Silva e Cássia Maria Carvalho Polito Alves conduziram as atividades que abordaram o processo eleitoral brasileiro, o valor do voto consciente e a importância da participação cidadã para o fortalecimento da democracia. O chefe de cartório, Thiago Costa, representou a 4ª Zona Eleitoral. Os alunos também tiveram contato direto com a urna eletrônica, um dos patrimônios do sistema eleitoral brasileiro, conhecendo na prática o funcionamento da máquina.
No início de 2025, a Escola Judiciária Eleitoral de Sergipe (EJESE) passou a planejar atividades específicas de cidadania voltadas a esses territórios tradicionais e vem ampliando essas ações em comunidades quilombolas do estado. A primeira ação do ano ocorreu no final de abril, na comunidade quilombola Mocambo, em Porto da Folha.
A iniciativa integra o projeto Eleitora e Eleitor do Futuro, gerenciado pela EJESE, cujo objetivo é capacitar e mobilizar crianças e jovens para o exercício livre e consciente do direito ao voto, fortalecendo valores como respeito, igualdade e responsabilidade social, além de contribuir para a formação de futuros eleitores conscientes e participativos.
As instituições interessadas em receber a ação podem entrar em contato com a EJESE pelo e-mail ejese@tre-se.jus.br ou pelo telefone (79) 3209-8643.
Audiodescrição: homem negro sentado em uma cadeira sorrir mostrando urna eletrônica para três jovens em pé.