TRE-SE realiza I Fórum de Memória da Justiça Eleitoral de Sergipe
Evento celebra os 80 anos de reinstalação da Justiça Eleitoral e os 25 anos do CEMEL

No próximo dia 24 de novembro de 2025, das 8h30 às 12h, o Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) promoverá o I Fórum de Memória da Justiça Eleitoral de Sergipe: História e Preservação, no Auditório Desembargador Fernando Ribeiro Franco, na sede do Tribunal.
O evento terá como tema “80 anos de reinstalação da Justiça Eleitoral e 25 anos do Centro de Memória Eleitoral de Sergipe (CEMEL)” e tem como objetivo geral promover a reflexão e a valorização da memória institucional da Justiça Eleitoral, a partir dos eixos Arquivo, Memória e Biblioteca, com foco na preservação e difusão do patrimônio documental, histórico e informacional.
Entre os objetivos específicos, destacam-se o debate sobre a importância da memória institucional como pilar de identidade e cidadania, apresentar ações e estratégias de preservação digital no contexto da Justiça Eleitoral, promover a biblioteca como espaço de construção de memória e formação cidadã e fortalecer a integração entre arquivos, bibliotecas, museus e universidades.
O público-alvo inclui servidoras e servidores da Justiça Eleitoral, juízas e juízes e promotoras e promotores eleitorais, profissionais e estudantes das áreas de Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia, além de representantes de bibliotecas públicas e universitárias.
A programação terá início às 8h30, com o credenciamento e a recepção dos participantes. Às 9h, será realizada a abertura oficial, seguida de palestra ministrada pelo juiz de Direito do TJ/AL, Dr. Claudemiro Avelino. Às 9h45, a professora Dra. Claudialyne da Silva Araújo, docente do Departamento de Ciência da Informação da UFPB, abordará o eixo Arquivo, com a palestra “Do papel à preservação digital: os arquivos na consolidação da memória eleitoral”.
Em seguida, às 10h15, o servidor do TRE/CE, Yuri Holanda Cruz, chefe da Seção de Memória e Biblioteca do Regional cearense, falará sobre o eixo Memória, com a temática “A memória como elo entre o passado e o futuro na Justiça Eleitoral”. Logo depois, às 10h45, a professora Dra. Valéria Bali, da Universidade Federal de Sergipe, discutirá o eixo Biblioteca, com a palestra “Biblioteca como espaço de memória e cidadania”.
O fórum será realizado no formato de painel, com três palestras temáticas seguidas de debate, proporcionando um espaço de troca de conhecimentos e experiências sobre a preservação da memória da Justiça Eleitoral. A partir das 11h15, haverá um espaço dedicado a debate e perguntas, seguido do encerramento oficial do evento.
Audiodescrição: A imagem tem fundo marrom e mostra um martelo de juiz apoiado sobre livros. À esquerda, em destaque, está o texto: "I Fórum de Memória da Justiça Eleitoral. Evento celebra os 80 anos de reinstalação da Justiça Eleitoral e os 25 anos do CEMEL".