1ª Zona Eleitoral recebe o Selo de Boa Prática CGE 2024/2025
O evento ocorreu na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília.

No dia 7 de novembro, a Corregedoria-Geral da Justiça Eleitoral (CGE) realizou a entrega dos Selos Boa Prática e Destaque Cidadania 2024/2025 a iniciativas de cartórios e corregedorias dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs). A 1ª Zona Eleitoral de Aracaju recebeu o Selo de Boa Prática, referente ao tema Acesso à Justiça Eleitoral. O evento ocorreu na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília.
Representaram o TRE-SE, a coordenadora da Corregedoria Regional Eleitoral de Sergipe (CRE), Ana Patrícia França Ramos Porto e a chefe de cartório da 1ª Zona Eleitoral, Maria Carmem Souza Santos.
Maria Carmem expressou gratidão pela conquista: “A equipe da 1ª Zona Eleitoral se sente honrada e feliz pelo reconhecimento nacional de uma das suas boas práticas, que teve como objetivo ampliar a inclusão no processo eleitoral com admissão de eleitoras(es) surdos nos trabalhos da seção e de intérpretes de libras no apoio logístico das eleições, auxiliando na comunicação entre eleitores com deficiência auditiva.”
As práticas estão disponíveis no Portal de Boas Práticas da CGE, que reúne projetos inovadores de todo o país. Os prêmios foram entregues pela ministra Isabel Gallotti, pela juíza auxiliar Roberta Fonseca, pela secretária da CGE, Julianna Sesconetto, e pelo desembargador Luiz Osório Moraes Panza.

A corregedora regional eleitoral de Sergipe, desembargadora Ana Bernadete Leite de Carvalho Andrade comentou sobre a premiação. “É com satisfação que parabenizo a equipe da 1ª Zona Eleitoral de Aracaju pela merecida conquista do Selo de Boa Prática CGE 2024/2025, um reconhecimento nacional que eleva o nome do TRE-SE. A iniciativa de ampliar a inclusão no processo eleitoral com a admissão de mesários surdos e intérpretes de Libras demonstra a vital importância da inovação em nossa Justiça, mostrando que buscamos ativamente remover barreiras para garantir o pleno acesso à cidadania. Este projeto é um testemunho do compromisso ético e da excelência do trabalho realizado pela 1ª Zona Eleitoral, que nos inspira a seguir em frente, transformando a Justiça Eleitoral em um espaço cada vez mais acessível e de cidadania ativa para todos”.
Ao final da solenidade, a corregedora-geral eleitoral, ministra Isabel Gallotti, enfatizou que cada iniciativa reconhecida é expressão do compromisso de servir melhor ao cidadão e de aproximar a Justiça Eleitoral das pessoas, tornando-a um espaço de cidadania ativa. "Dar (direito ao) voto é dar voz a essas pessoas”, afirmou a ministra, ao lembrar que o direito ao voto é também o direito de ser ouvido e de participar das decisões que definem o futuro do país.
Audiodescrição: Na imagem em destaque, seis pessoas posam sorrindo para a câmera em um palco com carpete vermelho; uma delas segura um certificado e outra, um troféu. Na imagem do corpo da matéria, duas mulheres estão em pé ao lado de um painel com o título “Seleção de Boas Práticas CGE-TSE 2024/2025 – Atendimento e Inclusão de Pessoas em Situação de Rua”, também sobre carpete vermelho e em ambiente interno.


