Palestra para estudantes surdos
A ação faz parte do projeto “Eleitora e Eleitor do Futuro”

No dia 13 de março, o Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE), por meio da Escola Judiciária Eleitoral de Sergipe (EJESE), em parceria com a Escola do Legislativo de Aracaju Professora Neuzice Barreto de Lima, vinculada à Câmara Municipal de Aracaju (CMA), promoveu mais uma palestra do Projeto Eleitor e Eleitora do Futuro. O evento aconteceu nas dependências da ELESE e contou com a participação de alunas e alunos do Instituto Pedagógico de Apoio à Educação do Surdo de Sergipe (IPAESE).
O objetivo da ação foi estimular o exercício da cidadania, além de apresentar a dinâmica do processo eleitoral, esclarecer dúvidas sobre o tema e levar o conhecimento acerca da história das eleições e da Justiça Eleitoral brasileira.
Durante o evento, o servidor Elielson Souza, assistente da EJESE, conduziu a palestra utilizando linguagem simples e com o auxílio de um intérprete de libras. O conteúdo abordado incluiu a importância do voto para a democracia, as etapas do processo eleitoral e o combate à desinformação e às falsas notícias.
Ao final houve uma simulação de uma eleição. Os estudantes registraram suas candidaturas, expuseram suas propostas e, em seguida, votaram utilizando uma urna eletrônica. Foi eleito o estudante Cayo Rodrigues. Ele destacou as dificuldades enfrentadas pela comunidade surda no cotidiano: “Fiquei feliz em ser eleito e as minhas propostas falaram sobre as dificuldades encontradas pelo surdo no dia a dia. Precisamos olhar para esta comunidade que é invisível”.
A diretora institucional do IPAESE, Dayse Xavier, ressaltou a importância de envolver os estudantes surdos em debates sobre cidadania e política. “A presença dos estudantes surdos enriquece o debate, traz novas perspectivas e novos desafios, além de repensar a forma como comunicamos e interagimos”, destacou Dayse.
Estas ações visam garantir que todos os cidadãos, independentemente de suas diferenças, tenham acesso às informações necessárias para participar ativamente da democracia.
Audiodescrição: registro fotográfico de um grupo de alunas(os) e professores.