Escola Judiciária, com o TJSE, promove curso sobre Equidade Racial no Judiciário
A capacitação contou com atividades presenciais e à distância (EaD)

Entre os dias 12 e 23 de maio, a Escola Judiciária Eleitoral de Sergipe (EJESE), em parceria com a Escola Judicial do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe (EJUSE), promoveu o curso Equidade Racial no Judiciário, voltado a magistradas, a magistrados, a servidoras e a servidores do sistema de justiça. A capacitação aconteceu no 8º andar do Anexo I do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe (TJSE), localizado no centro de Aracaju. Houve atividades presenciais e à distância (EaD), 20 horas-aula.
A equipe da EJESE, responsável pela organização, foi composta pela assessora, Lídia Matos, e pela servidora Cássia Polito e pelo servidor Elielson Souza.Além delas e dele, participaram do curso o juiz da 1ª ZE, Rômulo Dantas Brandão, a servidora da 34ª ZE, Andréa Campos Silva Cruz e o servidor da 15ªZE, Norberto Rocha Oliveira e o assistente da AGEST-DG.
As aulas dos dias 12 e 19 foram ministradas pelo professor Dr. Roberto dos Santos Lacerda, da Universidade Federal de Sergipe (UFS). No encerramento do curso, no dia 23, a aula ficou sob a condução do magistrado do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), Dr. Fábio Francisco Esteves.
Durante a formação, foram abordados temas fundamentais para compreender as desigualdades raciais e para promover um sistema de justiça mais inclusivo e igualitário. Discutiu-se a construção social e histórica da raça e da cor, as origens e dimensões do racismo, a representatividade de gênero e raça no sistema de justiça brasileiro, ações afirmativas, política de cotas e heteroidentificação, disparidades étnico-raciais no Estado de Sergipe, e o Protocolo de Julgamento com Perspectiva de Raça.
A capacitação reafirma o compromisso do Poder Judiciário no sentido de promover a equidade e os direitos humanos, além de contribuir para fortalecer uma cultura institucional mais sensível às questões raciais.