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Projeto do TRE-SE vence prêmio nacional de inovação com campanha contra a desinformação

Iniciativa “Tia Vera” conquistou o primeiro lugar na categoria Ciências Comportamentais do Prêmio Conexão Inova 2024

Iniciativa “Tia Vera” conquistou o primeiro lugar na categoria Ciências Comportamentais do Prêmi...
Projeto do TRE-SE vence prêmio nacional de inovação com campanha contra a desinformação

O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) conquistou o primeiro lugar na categoria Ciências Comportamentais do 5º Prêmio Conexão Inova, com o projeto “Tia Vera contra a Desinformação nas Eleições”. A premiação foi anunciada nesta quarta-feira, 4 de junho, durante o encerramento do 3º Convergência – evento nacional de inovação pública realizado em Belo Horizonte (MG).

Representaram o TRE-SE os servidores Paulo Sérgio de Santana Silva, chefe do Núcleo de Comunicação Institucional (NCI), e Hermano de Oliveira Santos, assistente da Assessoria de Gestão Estratégica (AGEST-DG).

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Desenvolvido pelo i9SE – Laboratório de Criatividade e Inovação do TRE-SE –, o projeto foi criado no âmbito do programa de aceleração de laboratórios da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), por meio do GNovaLab. O projeto Tia Vera teve início em outubro de 2023 e a execução ocorreu durante as eleições de 2024.

A iniciativa contou com uma pesquisa etnográfica conduzida pelos servidores Elielson Souza Silva, Micheline Barbosa de Deus, Rosa Márcia Fontes Machado, além de Paulo Sérgio e Hermano. O objetivo era compreender como a desinformação eleitoral afeta o comportamento do eleitorado. A partir dos dados obtidos, surgiu a personagem fictícia "Tia Vera", voltada especialmente para o público com mais de 45 anos, identificado como mais suscetível ao compartilhamento de notícias falsas.

Com linguagem simples e tom bem-humorado, Tia Vera protagonizou uma série de oito episódios veiculados em rádios sergipanas entre agosto e outubro de 2024. Os conteúdos foram produzidos pela Assessoria de Comunicação (ASCOM), com a utilização das vozes dos servidores Ada Cristiane Campos (Tia Vera), João Ferreira da Silva, Júnior Gonçalves Lima, André Frossard Signes, Marcelo Barreto Filho e dos funcionários terceirizados Samara Júlia e Luigi Abdias.

Para avaliar o impacto da campanha, o laboratório realizou uma pesquisa de campo em parceria com a Universidade Federal de Sergipe (UFS). A ação contou com a colaboração de professores dos departamentos de Psicologia e Comunicação Social, além de estudantes da graduação e do mestrado, que entrevistaram mais de 600 ouvintes em Aracaju, Aquidabã e Itabaiana. Os dados foram tabulados pela colaboradora terceirizada Lauryane Santos Siqueira, mestranda em Estatística da UFS, que elaborou um relatório quantitativo apontando que a campanha atingiu e até superou seus objetivos.

“Esse prêmio é o reconhecimento do trabalho colaborativo de muitas pessoas. A inovação foi sair do ambiente digital, estimular o pensamento crítico e reforçar a importância do voto consciente. Mostramos que combater a desinformação é essencial para fortalecer a democracia”, afirmou o servidor Paulo Sérgio.

O Prêmio Conexão Inova integra a programação do Convergência, evento promovido anualmente pela Rede Nacional Conexão Inovação Pública. A edição deste ano reuniu mais de 1.600 participantes de órgãos e entidades dos três Poderes, em três dias de palestras, oficinas e atividades.

Segundo o servidor Hermano, “o TRE-SE é pioneiro no enfrentamento à desinformação e, desde 2019, realiza ações como o Fórum e o Pacto contra a Desinformação. Ao apresentar o projeto Tia Vera em âmbito nacional, o Tribunal reafirma seu papel estratégico na promoção de eleições transparentes e baseadas em informação de qualidade”.

Como diria Tia Vera: “Se for informação duvidosa, eu não repasso!”

Audiodescrição: arte em fundo branco com desenho de uma casa ao centro. Legenda em verde e rosa no centro da imagem.

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