Projeto Eleitora e Eleitor do Futuro atende 1.600 estudantes do Instituto Luciano Barreto Júnior
O Projeto é gerenciado pela Escola Judiciária Eleitoral de Sergipe

Nos dias 23 e 24 de julho, o Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) realizou mais uma ação do Projeto Eleitora e Eleitor do Futuro. Foram atendidos aproximadamente 1.600 estudantes do Ensino Médio, com idade entre 15 e 16 anos, no Instituto Luciano Barreto Júnior.
As apresentações foram conduzidas pelos servidores Elielson Souza e Lídia Matos, que abordaram temas como a história das eleições no Brasil, o papel da Justiça Eleitoral, o funcionamento das urnas eletrônicas, o alistamento eleitoral, o combate à desinformação e a estrutura dos partidos políticos.
As(os) alunas(os) participaram de uma simulação de votação com candidatos fictícios em um ambiente que reproduziu o processo eleitoral com fidelidade. A proposta foi proporcionar aos jovens uma experiência educativa e lúdica sobre o funcionamento da Justiça Eleitoral e a importância do voto.
A equipe do TRE-SE foi recebida por Valéria Pinto Freire, gerente do Instituto Luciano Barreto Júnior, que destacou a relevância da parceria para o fortalecimento da cidadania entre os jovens atendidos pela instituição.
De acordo com a servidora Lídia Matos, essas ações têm um impacto direto na formação política dos estudantes. “Ver o entusiasmo nos olhos dos estudantes quando compreendem a importância da participação ativa na construção da cidadania é algo realmente gratificante”.
Projeto Eleitora e Eleitor do Futuro
O Projeto é gerenciado pela Escola Judiciária Eleitoral de Sergipe (EJE-SE), tem como objetivo capacitar e mobilizar crianças e jovens para o exercício livre e consciente do direito de votar.
As instituições interessadas em receber a ação podem entrar em contato com a EJE-SE pelo e-mail ejese@tre-se.jus.br ou pelo telefone (79) 3209-8643.
Audiodescrição: À esquerda, uma mulher loira, em pé, fala ao microfone. Ela veste blusa branca com babados e calça vinho. À direita, o auditório está cheio de jovens, a maioria usando camisetas amarelas. Muitos estão com a mão levantada, aparentemente participando da atividade.