Projeto “Todo Voto Importa” terá como público-alvo pessoas com deficiência
A ação é uma iniciativa do Coletivo de Inovação Eleitoral

Na última quarta-feira (23), representantes do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) participaram de uma reunião no Conselho Estadual das Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades de Sergipe (Conser) para apresentar o projeto “Todo Voto Importa”. A exposição foi conduzida pelo servidor Paulo Sérgio de Santana Silva, chefe do Núcleo de Criatividade e Inovação do TRE-SE, e pela servidora Ana Karla Nascimento, chefe do Núcleo de Atendimento ao Eleitor (NAE).
O projeto “Todo Voto Importa” é uma ação desenvolvida pelo Coletivo de Inovação Eleitoral (articulação formada pelos laboratórios de inovação da Justiça Eleitoral nos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe). O objetivo é garantir um atendimento digno, acessível e inclusivo às pessoas com deficiência, especialmente aquelas em situação de vulnerabilidade social, assegurando seu pleno exercício da cidadania durante os processos eleitorais.
Segundo os representantes do TRE-SE, “o encontro foi importante pois deu-se início tratativas para estabelecer parcerias com instituições que atuam diretamente no atendimento ao público com deficiência. A proposta é fortalecer a atuação colaborativa e integrada entre os órgãos públicos, por meio de ações que promovam inovação, acessibilidade e equidade, em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU”.
As primeiras ações estão previstas para acontecer no final de setembro, como parte da programação em alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado em 21 de setembro. Entre as iniciativas: campanhas de sensibilização nas redes sociais e atividades de conscientização junto às instituições parceiras.
Os servidores do TRE-SE foram recebidos pela presidente do Conser, Dayse Xavier de Santana, pela vice-presidente, Rita Regina Domingos da Cruz Rodrigues, e pela secretária-executiva, Luciana Ferreira da Silva Aquino. Trata-se de um importante passo rumo ao fortalecimento de práticas inovadoras e inclusivas no serviço público, com foco na valorização da cidadania e na construção de uma Justiça Eleitoral mais acessível.
Audiodescrição: registro fotográfico com quatro pessoas sorrindo.