2º turno das Eleições 2024 em Aracaju
O pleito aconteceu dentro da normalidade esperada
O 2º turno, em Aracaju, transcorreu conforme o esperado. O eleitor votou com tranquilidade, o fluxo de votação nas seções eleitorais fluiu de maneira célere, ou seja, a eleitora e o eleitor não tiveram de ficar esperando para votar. Como afirmou o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe, Des. Diógenes Barreto, “As eleições foram um sucesso”. Das 1.313 urnas eletrônicas utilizadas na capital, somente 6 foram substituídas e, conforme relatório da Polícia Militar, poucas ocorrências foram registradas.
O presidente do TRE-SE, desembargador Diógenes Barreto, ao encerrar a sessão extraordinária de domingo, 27 de outubro, elogiou o trabalho das(os) magistradas(os), promotoras(es), servidoras(es) da Justiça Eleitoral, mesárias e mesários, de todos os colaboradores envolvidos, bem como dos agentes das Forças de Segurança. “O dia de votação em Aracaju foi marcado pela tranquilidade e organização. Os eleitores aracajuanos se comportaram de forma ordeira e vivenciamos um 2º Turno de eleições seguras e transparentes, conforme os ideais democráticos”, concluiu o desembargador presidente.
Apuração dos Votos
O resultado geral da votação já está disponível para consulta no site Resultados. Emília Correa (PL), foi eleita para ocupar o cargo de prefeita de Aracaju com 165.924 votos, o que equivale a 57,46% dos votos válidos. O candidato Luiz Roberto (PDT) obteve 122.842 (42,54%) dos votos válidos.
A taxa de abstenção no 2º Turno (25,16%) foi levemente superior a verificada no 1º Turno (21,15%). Às 18 horas e 15 minutos, o TRE-SE concluiu a totalização das 1.313 das seções eleitorais. A celeridade na apuração dos votos é fruto do planejamento e trabalho conjunto de servidores dos Cartórios Eleitorais e servidores da Secretaria do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe.
As juntas apuradoras funcionaram da seguinte forma: 1ª Zona Eleitoral, os votos foram apurados na sede do Ministério Público Estadual; 2ª Zona Eleitoral, os votos foram apurados no Fórum Aloísio de Abreu Lima, onde ficam os cartórios eleitorais correspondentes às três zonas; e 27ª, os votos foram apurados na sede do TRE-SE.
A Justiça Eleitoral já disponibilizou o resultado por seção das eleições em Aracaju. Na parte superior do site Resultados, basta selecionar a opção Dados de Urna, selecionar a Zona e a Seção Eleitoral para visualizar informações como o Boletim de Urna, o Registro Digital do Voto (RDV) e o Log de Urna.
Acessibilidade no 2ª turno
Em alguns locais de votação, a exemplo do Colégio Estadual Atheneu Sergipense, a Justiça Eleitoral contou com a colaboração de mesários e mesárias com Síndrome de Down e pessoas surdas. Além disso, os Cartórios da 1ª, 2ª e 27ª Zonas Eleitorais garantiram a presença de coordenadores de acessibilidade em todos os locais de votação. Em muitos colégios também forma disponibilizadas cadeiras de rodas para eleitores com dificuldade de locomoção e pessoas obesas. Aproximadamente 20 intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais) auxiliaram no atendimento presencial de eleitores com deficiência auditiva. Pessoas cegas ou com baixa visão puderam utilizar fones de ouvidos disponíveis na seção eleitoral.
O TRE-SE disponibilizou transporte adaptado gratuito para PCD e, em alguns locais, eleitoras e eleitores com dificuldade de locomoção foram transportados da portaria do prédio até as seções, a exemplo da Universidade Tiradentes.
Em adição, no edifício Sede do TRE-SE, dois intérpretes de Libras atenderam o eleitorado por meio de videochamada, das 8h às 17h, pelos números de WhatsApp (79) 99950-4513 e (79) 99812-8349. Todo o atendimento ao eleitor foi coordenado pela juíza ouvidora, Dauquíria Ferreira de Melo, e a equipe da ouvidoria eleitoral.
Todos os locais de votação foram vistoriados, com muita antecedência, pelos chefes de cartório. Os servidores da Justiça Eleitoral sempre avaliam as condições das instalações para receber o eleitorado com deficiência e, caso constatem alguma inconsistência, o juiz eleitoral adota as providências necessárias, como por exemplo, oficiar a Secretaria de Educação para proceder aos ajustes arquitetônicos ou estruturais necessários, caso o local de votação se trate de um colégio público. O mesmo procedimento é adotado por todas as Zonas Eleitorais do Estado.
Auditoria das Urnas
Na véspera do 2º Turno (dia 26), em sessão pública, na sede do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe, aconteceu a escolha das seções auditadas, isto é, submetidas ao teste de integridade e ao teste de autenticidade, conforme o relatório a seguir:
Seis sessões foram escolhidas para a auditoria que corresponde ao teste de integridade das urnas eletrônicas:
Uma urna passou pelo Teste de Integridade com biometria: Foi a seção 0505, da 2ª Zona Eleitoral, localizada na Escola Estadual Atheneu Sergipense. A urna foi escolhida pelo representante da Controladoria Geral da União, José Claudimi Santos.
Outras 5 urnas passaram pelo Teste de Integridade sem biometria no Iate Clube de Aracaju:
Seção 0200, da 27ª Zona Eleitoral, urna que seria utilizada na Universidade Tiradentes, campus Farolândia. A escolha da seção foi do representante do Conselho Regional de Enfermagem, Syney de Almeida Araújo;
Seção 0077, da 1ª Zona Eleitoral, urna que seria utilizada no Colégio Estadual Acrísio Cruz. A a urna foi escolhida pelo representante da Procuratoria Regional do Trabalho da 20ª Região, Márcio Amazonas Cabral de Andrade;
Seção 0320, da 2ª Zona Eleitoral, urna que seria utilizada no Colégio Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora. A escolha da seção foi da representante do Conselho Regional de Corretores de Imóveis da 16ª Região, Mariana da Costa Oliveira;
Seção 0289, da 27ª Zona Eleitoral, urna que seria utilizada no Colégio Petrônio Portela. A escolha da seção foi do representante do Tribunal de Contas de Sergipe, Pedro Silva Neto;
Seção 0422, da 1ª Zona Eleitoral, urna que seria utilizada na Escola Municipal João Teles Menezes. A escolha da seção foi do representante do Partido Liberal (PL), Renato Basílio de Souza.
Por fim, outras 3 urnas passaram peloTeste de Autenticidade dos Sistemas, procedimento que é realizado na própria seção eleitoral, antes do início da votação. Foram elas: Seção 0293, da 1ªZE, localizada no Centro de Excelência Francisco Rosa Santos. A seção foi indicada pelo representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SE) Rodolfo Siqueira; Seção 0080, da 2ªZE, localizada na Faculdade Pio Décimo, indicada pelo representante da Polícia Federal (PF) Paulo Renato da Costa Pereira; Seção 0329, da 27ªZE, localizada no Colégio Nossa Escola. O representante do Conselho Regional de Contabilidade (CRC/SE), Elson Amorim Simões, foi o responsável pela escolha da Seção.
Para informações detalhadas sobre como funciona o procedimento de auditoria das urnas consulte às etapas da Auditoria ou clique no link a seguir para acessar a página do TRE-SE com todas as informações referentes à auditoria em Sergipe. Página da Auditoria em Sergipe.
Tanto a cerimônia de escolha das urnas, como o Teste de Integridade foram transmitidos ao vivo pelo canal oficial do TRE-SE no YouTube.
Imprensa
A imprensa sergipana acompanhou de perto o andamento do pleito. A Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TRE-SE disponibilizou para profissionais de imprensa o Centro de Divulgação dos Resultados das Eleições, que funcionou na sede do TRE-SE, local em que jornalistas acompanharam ao vivo os resultados da apuração.
No total, 27 veículos de comunicação se cadastraram para ter acesso ao centro de divulgação do TRE-SE. Foram 83 credenciais emitidas para comunicados sergipanos. “A participação da imprensa é um dos pilares de nossa democracia. Nossa função é facilitar o acesso dos jornalistas, de modo que possam desempenhar seu trabalho de forma livre”, afirmou o assessor de comunicação do TRE-SE Ricardo Ribeiro.