Escola Judiciária Eleitoral promove curso "Educação Midiática e Desinformação" para servidoras(es) e magistradas(os)

O evento aconteceu hoje, 30/10/2023, e foi dividido em duas turmas

O evento aconteceu hoje, 30/10/2023, e foi dividido em duas turmas
O curso foi ministrado pelo professor doutor Claudomilson Fernandes Braga

A Escola Judiciária Eleitoral de Sergipe (EJESE) realizou hoje (30) o curso "Educação Midiática e Desinformação". O evento, sediado no plenário Des. Fernando Ribeiro Franco do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE), foi desenvolvido com o intuito de capacitar servidoras, servidores, magistradas e magistrados que exercem funções eleitorais. O foco do curso foi discutir criticamente o papel da educação midiática no combate à desinformação e a sua contribuição para a construção da cidadania e fortalecimento da democracia.

O curso, ministrado pelo professor doutor Claudomilson Fernandes Braga, professor associado do Departamento de Comunicação Social (DCOS) da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e professor efetivo do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFS, abordou questões essenciais no que diz respeito à desinformação. O curso foi dividido em duas turmas de 20 a 30 pessoas com o intuito de facilitar a comunicação e interação. A primeira realizada das 8h às 12h e a segunda das 13h às 17h.

O Dr. Braga iniciou a palestra com uma provocação: "Como ensinar algo que deveria ser ensinado na base?", e destacou a importância do estudo da desinformação na atual era da pós-verdade. Ao longo da capacitação, o professor contextualizou o desenvolvimento histórico da educação midiática e da desinformação, explorando temas como: cidadania informacional; o papel da educação midiática; os algoritmos; a desinformação como prioridade; as consequências da desinformação e as práticas para combatê-la.

1/ Galeria de imagens

Claudomilson também enfatizou que a Organização das Nações Unidas (ONU) tem defendido a inclusão da educação midiática como política pública de educação desde os anos 1990. O conceito surgiu nos Estados Unidos no século passado, inicialmente como resposta às possíveis manipulações de informações por meio de emissoras de rádio, mas atualmente abrange todas as plataformas e meios de comunicação.

Ele ressaltou que a educação midiática busca capacitar as pessoas, permitindo que elas desenvolvam competências críticas para avaliar e compreender a informação que consomem. Além disso, o professor enfatizou a diferença entre educação midiática e letramento digital, destacando a importância de distinguir esses conceitos no contexto do combate à desinformação.

TRE-SE na luta contra a desinformação

O comprometimento do TRE-SE com a luta contra a desinformação não é recente. Desde 2019, o tribunal conta com a Comissão de Enfrentamento à Desinformação (CEDE), demonstrando sua preocupação em promover a educação midiática como um pilar fundamental na promoção de uma sociedade mais informada e consciente.

Esse curso representa mais um passo da Justiça Eleitoral Sergipana na capacitação de servidoras(es) e magistradas(os) eleitorais para enfrentar os desafios da era da desinformação e promover uma cidadania ativa, contribuindo para a consolidação da democracia.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Tribunal Regional Eleitoral de SergipeCENAF, Lote 7, Variante 2 -, Aracaju/SE 49081-000 - Brasil.

Tel:(+55-79) 3209-8600
Fax: (+55-79) 3209-8661

Horário de funcionamento do Protocolo Administrativo das 7h às 13h, (79) 3209-8633.

Endereço, telefone, e-mail e horário de funcionamento dos Cartórios Eleitorais.

Como chegar

Veja o mapa do TRE/SE no Google Maps.

O acesso mais fácil à sede do Tribunal é pela Av. Tancredo Neves.

CNPJ 06.015.356/0001-85

Ícone Protocolo Administrativo

Acesso rápido