Presidente do TRE-SE reúne-se com o presidente do TSE e dos TRE’S
A reunião, que ocorreu na manhã de ontem (11), tratou de temas referentes às Eleições 2024 e o combate às Fake News

Na manhã da última terça-feira (11), a presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE), desembargadora Elvira Maria de Almeida Silva, e o Secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação, José Carvalho Peixoto, participaram de reunião na sede do Tribunal Superior Eleitoral, em Brasília.
O encontro, conduzido pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, teve o intuito de reunir os presidentes e representantes dos TRE’S para discutir temas referentes às próximas eleições municipais, em 2024, bem como outros assuntos de interesse da Justiça Eleitoral.
A reunião contou com a participação do corregedor-geral eleitoral, ministro Benedito Gonçalves, dos ministros Sérgio Banhos, Carlos Horbach, André Ramos Tavares e da ministra Maria Cláudia Bucchianeri, além dos presidentes dos 27 Tribunais Regionais Eleitorais.
Moraes abordou temas como a atualização do parque de urnas eletrônicas e o trabalho conjunto com as polícias militares dos estados para garantir a segurança eleitoral. Acerca do estoque de urnas, o ministro informou que 220 mil novas máquinas estão sendo produzidas para as Eleições 2024.
Dentre os outros pontos tratados, tiveram destaque o combate à desinformação e o apoio cedido pela Justiça Eleitoral, a partir do corrente ano, para a realização das eleições unificadas – que visam escolher os conselheiros tutelares em todo o país. Outros assuntos destacados foram: a necessidade de ações para cadastramento completo do eleitorado, a possibilidade da implantação da obrigatoriedade biométrica no próximo pleito e a devolução de servidores requisitados para aumentar o quadro de pessoal nos TREs.
Durante a reunião, Alexandre de Moraes pediu aos presentes sugestões para combater as notícias falsas. Segundo o ministro, ele já está trabalhando em conjunto com a ministra Cármen Lúcia sobre as medidas a serem tomadas para mitigar a problemática. Entre as propostas apresentadas, esteve a necessidade de maior divulgação do aplicativo Pardal – que recebe denúncias sobre as práticas indevidas ou ilegais no âmbito da campanha eleitoral.
Audiodescrição: na fotografia, três pessoas encontram-se em destaque: dois homens e, ao centro, uma mulher.