Reunião sobre a implantação da Gestão de Risco no TRE-SE

Vários órgãos do TRE-SE discutiram a metodologia; e os documentos a serem utilizados foram apresentados

TRE-SE Gestão de riscos
TRE-SE Gestão de riscos

Às onze horas desta sexta-feira (27), a Gestão de Risco, a ser implantada no Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE), foi discutida na sala de reunião da COPEG por gestores de diversas unidades do Tribunal: Adriana Moraes, coordenadora da COASA, Marcelo Gerard, coordenador da COPEG, Marcelo Barreto, chefe da SEGEP, Ada Cristiane, chefe da SEORG, Ricardo Mesquita, da SEGEP e Christiane Cavalcanti de Mello, psicóloga e responsável pelo processo de Clima Organizacional.

Foi apresentada a metodologia e os documentos que serão utilizados no projeto piloto: arcabouço da implantação da gestão de risco nos processos de trabalho do TRE-SE. O primeiro documento referente será o de Clima Organizacional, sob a responsabilidade da COASA.

O chefe da SEGEP, Marcelo Barreto, apresentou as diretrizes metodológicas, detalhou as etapas do trabalho, demonstrou como devem ser utilizados os documentos constantes de uma planilha de análise de riscos. Também foram apresentados os principais tópicos da Resolução 17/2018 TRE-SE, que dispõe sobre a política de gestão de riscos e como os objetivos serão alcançados por meio de atividades que serão desenvolvidas com o preenchimento dos documentos. Marcelo Barreto salientou que o material e a metodologia desenvolvidos seguem parâmetros técnicos de gestão de risco e normas editadas por órgãos como ABNT, TSE, CNJ e TCU.

Os debatedores ficaram cientes de que o estabelecimento do ambiente da gestão de risco, conforme exigido na citada Resolução, será viabilizado com a utilização dos documentos apresentados, os quais foram construídos para contribuir em relação a classificar as categorias de risco, os fatores internos e os externos a considerar, as escalas de probabilidade e o impacto de riscos, os níveis de risco, o apetite a riscos e sua classificação, além de permitir a definição de controles necessários à contenção desses riscos.

A coordenadora da COASA, Adriana Moraes, ressaltou a importância dessa atividade: "A gestão de riscos é necessária a um bom e seguro desenvolvimento das tarefas sob a responsabilidade das unidades do Tribunal. Esse trabalho conta com o apoio da COASA para fazer a análise e a implantação dela." O coordenador da COPEG, Marcelo Gerard, destacou a participação pioneira da COASA no processo de implantação de gestão de riscos do TRE-SE e agradeceu pelo espírito colaborativo demonstrado.

O servidor Ricardo Mesquita apresentou exemplo de material já preenchido relativo a um processo de trabalho que servirá de guia e será utilizado pela COASA. No que se refere ao mapeamento de processos, a servidora Ada Cristiane pontuou que os manuais de processo de trabalho deverão ser atualizados para que espelhem as ações definidas em relação à gestão de risco.

Para saber mais, acesse a Resolução da Política de Gestão de Risco do TRE-SE:

https://www.justicaeleitoral.jus.br/arquivos/tre-se-resolucao-tre-se-17-2018-dispoe-sobre-a-politica-de-gestao-de-risco-justica-eleitoral

 

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