Novembro Azul: cuidar da saúde também é um ato de cidadania
Campanha chama atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata

O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) adere à campanha Novembro Azul com o objetivo de promover cidadania e bem-estar para a sociedade, e para o quadro de servidores e colaboradores. A instituição incentiva a disseminação de informações sobre a saúde do homem. O Novembro Azul busca conscientizar os homens sobre a importância de cuidar da saúde, especialmente no combate ao câncer de próstata.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o Brasil registra aproximadamente 70 mil novos casos por ano. Apesar das altas taxas, quando detectado precocemente, o câncer de próstata tem índices de cura que podem chegar a 98%.
O diagnóstico precoce é o principal aliado na luta contra a doença. Homens a partir dos 50 anos (ou 45, no caso de histórico familiar) devem procurar um médico urologista e realizar os exames indicados. O INCA também alerta para fatores de risco como idade, obesidade, sedentarismo e histórico familiar. Além disso, a campanha reforça que o cuidado com a saúde masculina deve ser contínuo, incluindo alimentação equilibrada, prática de atividades físicas e acompanhamento médico regular.
Com informações do INCA.
Audiodescrição: Imagem com fundo azul escuro. Ao centro, a frase “novembro azul” escrita na cor azul claro, com a palavra “azul” em destaque e escrita também em letra cursiva branca por cima. Nos cantos, há elementos gráficos curvos em gradiente de tons azuis.


