TRE-SE participa do XII Encontro das Escolas Judiciárias Eleitorais
Evento foi realizado na sede do TSE, em Brasília

No dia 19 de maio, a diretora da Escola Judiciária Eleitoral de Sergipe (EJESE), juíza Brígida Declerc Fink, acompanhada da assessora Lídia Matos, representou o Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) no XII Encontro das Escolas Judiciárias Eleitorais. O evento aconteceu no auditório do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília (DF).
A iniciativa teve como objetivo fortalecer o diálogo institucional e a troca de experiências entre as Escolas Judiciárias Eleitorais (EJEs), que são unidades da Justiça Eleitoral responsáveis pela promoção de atividades de formação, pesquisa, publicação e disseminação de conhecimento voltado ao Direito Eleitoral, contribuindo para o fortalecimento da democracia e educação para a cidadania.
Durante o encontro, diretoras(es) e assessoras(es) das EJEs participaram de debates com representantes da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), voltados ao aprimoramento dos cursos e ações educacionais.
A mesa de abertura foi conduzida pela presidente do TSE, Ministra Cármen Lúcia, e contou com a participação do diretor da EJE/TSE, ministro Cristiano Zanin, e da vice-diretora da Escola, Ministra Vera Lúcia Santana Araújo.
Na sequência, foi apresentada a proposta do Plano Anual de Trabalho 2025 da EJE/TSE. A apresentação foi conduzida por Jillian Servat, assessor-chefe da EJE/TSE, e contou com a participação de Miguel Ricardo de Oliveira Piazzi, diretor-geral do TSE; de Caroline Sant’Ana e de Pedro Oliveira Mascarenhas, ambos assessores da EJE/TSE.
Também foi promovido um diálogo com a Enfam, sob a presidência da desembargadora Andréa Pachá, secretária-geral da presidência do TSE. Participaram da sessão o Dr. Ilan Presser, secretário-geral da Enfam; o Me. Leonardo Peter da Silva, secretário executivo da Enfam; e a Me. Iraci Gonçalves Guimarães, que atuou como Secretária de Gestão Acadêmica e de Formação, em substituição.
Em seguida, houve uma discussão sobre as revistas científicas do Sistema EJE. A mesa foi coordenada pelo Dr. João Andrade Neto, editor-chefe da Revista Estudos Eleitorais, com a participação da Me. Sabrina de Paula Braga, assistente de pesquisa da EJE/TSE, e de Lucas Ferreira de Lima, coordenador de sistemas administrativos da Secretaria de Tecnologia da Informação do TSE.
Encerrando a programação, foi realizado um diálogo com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), presidido por Caroline Santos Lima, juíza instrutora do Supremo Tribunal Federal (STF), com a presença da Me. Gabriela Moreira de Azevedo Soares, diretora-executiva do Departamento de Pesquisas Judiciárias do CNJ.
Audiodescrição: Duas mulheres com idades entre 35 e 60 anos, pele clara, cabelos loiros, ao lado do banner do evento.