STI e COPEG estudam implementação de novo módulo no Sistema Pré-Eleição
Com o novo módulo, acredita-se que o trabalho será realizado de maneira mais eficaz e segura

A Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (STI) e a Coordenadoria de Planejamento, Estratégia e Governança (COPEG) do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) realizaram ontem (12/9) uma reunião para avaliação e alinhamento para construção do novo módulo do Sistema Pré-Eleição.
A proposta é facilitar o tratamento das informações relacionadas ao pessoal da segurança pública que é deslocado do seu domicílio eleitoral na data da eleição. Com o novo módulo, os órgãos participantes (PM, PF, PRF, PC, CBM) realizarão o preenchimento dos dados dos eleitores/agentes diretamente no sistema, o qual já realizará um primeiro batimento utilizando o número do título eleitoral e o nome do requerente da transferência temporária.
Nas eleições em que é possível a transferência temporária, o TRE recebia listas em tabelas digitais com mais de cinco mil eleitores/agentes de segurança, havendo necessidade de selecionar, conferir e encaminhar para as Zonas Eleitorais as listas já organizadas para lançamento no sistema ELO (sistema que controla toda a movimentação do Cadastro Nacional de Eleitores). Este trabalho exigia tempo e atenção do pessoal da Seção de Acompanhamento de Dados Estatísticos (SEADE), responsável por essa atividade.
Agora, segundo o coordenador da COPEG, Marcelo Gerard, com a implementação do novo módulo no sistema Pré-Eleição, o trabalho será muito mais rápido e seguro. Marco Freire, chefe da SEADE, acompanha o procedimento de construção do módulo e afirma que tudo está sendo feito para que o Cartório Eleitoral tenha o mínimo de esforço para lançar os nomes dos eleitores no ELO, devido ao conjunto de ações que ocorrem no período eleitoral.
Além dos servidores Marcelo Gerard e Marco Freire, participaram da reunião: a chefe de Cartório da 2ª Zona, Luciana Morais; o chefe da Seção de Sistemas Judiciais, Rodrigo Cardoso Mesquita; e a estagiária da SEADE, Lauryane Siqueira.