Modelo de Governança de TI

Imagem do Modelo de Governança de TI. A figura descreve o modelo de governança de tecnologia da ...

Descrição da imagem: a figura descreve o modelo de governança de tecnologia da informação adotado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe. A parte superior da imagem é formada por um triangulo azul, no qual estão contidos três retângulos da cor azul escuro, contendo as palavras Dirigir, Avaliar e Monitorar, que representam as responsabilidades dos governantes. O triangulo azul é circundado por flechas da cor branco contendo os seguintes termos: Pressões do Negócio, Conformidade, Expectativas das Partes Interessadas e Necessidades do Negócio. Essas flechas representam as origens das demandas de tecnologia da informação. Na parte inferior da imagem encontra-se um retângulo na cor azul, envolvendo três retângulos menores na cor azul escuro, com as siglas CSI, CGESTI e CTSI, que são as instâncias responsáveis pela gestão de tecnologia da informação. Três setas na cor azul escuro interligam o triangulo da parte superior da imagem com o retângulo da parte inferior, representando a interação entre as instâncias de governança e gestão. Na primeira seta, que aponta para baixo, está escrito Estratégias e Políticas. Na segunda seta, que aponta para cima, está escrito Propostas e Planos. Na terceira seta, que aponta para cima, está escrito Resultados.

 

O modelo de governança corporativa de tecnologia da informação adotado pelo TRE-SE tem o propósito de apoiar a organização na tarefa de dirigir adequadamente os recursos aplicados na gestão e no uso da TI, potencializando a geração de valor para as partes interessadas, de acordo com as prioridades do negócio e os riscos envolvidos.

As estruturas responsáveis pela tomada de decisão em relação à TI são o Comitê de Governança de TI (CGovTI), o Comitê de Gestão de TI (CGesTI), o Comitê de Segurança da Informação (CSI) e o Comitê Técnico de Segurança da Informação (CTSI), conforme regulamentado na Portaria 251/2018, que instituiu a Política de Governança Corporativa de TI do Tribunal.

Os comitês se reunem regularmente e as decisões referentes à estratégia (CGovTI) e à gestão (CGesTI) de TI no TRE-SE são registradas em atas.