TRE-SE_icone_eleitora_eleitor do futuro.
A imagem retrata quatro bonecos de mão dadas que representam os eleitores ou eleitoras do futuro, sob um recorte da bandeira do Brasil, com as cores verde, amarela e azul.


O Tribunal Regional Eleitoral vem trabalhando no desenvolvimento do Projeto Eleitora e Eleitor do Futuro, com o objetivo de despertar o exercício da cidadania que vai além do ato de votar, esclarecer dúvidas de um modo geral no que diz respeito ao processo eleitoral e as funções, que serão exercidas pelas candidatas e pelos candidatos caso sejam eleitas ou eleitos.

Acreditamos que através da educação será possível conscientizar nossas futuras eleitoras e nossos futuros eleitores da importância do seu voto. Isso porque a participação político-eleitoral, num sentido mais amplo, vai além do ato de votar. É necessário que a cidadã e o cidadão assumam responsabilidades e práticas que ampliem a sua consciência política. Nesse caso, o acesso a informações adequadas sobre política e eleições constitui-se em um dos elementos fundamentais para que haja compreensão e envolvimento no processo eleitoral como um todo.

Foi com essa preocupação que o então Ministro do Superior Tribunal de Justiça, Sálvio de Figueiredo Teixeira, quando Corregedor do Tribunal Superior Eleitoral – TSE, idealizou o Projeto Eleitor do Futuro, que foi apresentado ao Colégio de Corregedores dos Tribunais Regionais Eleitorais do Brasil em 2002, sendo aprovado e implementado por alguns Estados da Federação.

Em Sergipe, tal projeto foi implantado pelo Tribunal Regional Eleitoral, através  da Escola Judiciária Eleitoral de Sergipe, que realiza palestras educativas que objetivam incentivar as futuras eleitoras e os futuros eleitores para prática da cidadania, fornecendo conhecimento histórico acerca do processo eleitoral brasileiro.

Além de conhecimentos básicos sobre os desafios enfrentados pelo país na transição do período ditatorial (Estado Novo de Getúlio Vargas) para uma prática democrática (reinstalação da Justiça Eleitoral em 1945),  as estudantes e os estudantes são estimulados a refletir sobre o papel da cidadã e do cidadão na construção de um país melhor, sobre o direito ao voto, sobre o significado da Democracia, entre outros pontos fundamentais para uma boa formação cidadã.

A Escola Judiciária Eleitoral também auxilia as escolas nas eleições de representantes de turma, inclusive com empréstimos de urna, e na diplomação das eleitas e dos eleitos, a fim de demonstrar na prática como ocorre todo o processo eleitoral.