Histórico

O Centro de Memória Eleitoral – CEMEL foi instituído pela Resolução nº 215/2000, em 23/11/2000, com o objetivo de preservar e divulgar a memória da instituição, mediante a disponibilização de informações, documentos históricos e imagens que fizeram parte da vida da Justiça Eleitoral Sergipana. 
 A partir de 2002, passou a funcionar no piso inferior da sede do Tribunal. Houve a segunda exposição, intitulada Brasil-Sergipe: 180 anos de história, durante a gestão do Des. Manuel Pascoal Nabuco D'Ávila. 
Mais projetos foram implementados, bem como realizaram-se parcerias com escolas públicas e privadas: estudantes do ensino médio e do fundamental passaram a visitar o CEMEL.  Destacaram-se as exposições itinerantes: O papel da Justiça Eleitoral na história da democracia (2007) e A gloriosa conquista do voto (2009). O projeto “Revitalização do Centro de Memória Eleitoral” promoveu a reforma do espaço em 2016, durante a gestão do Des. Osório de Araújo Ramos Filho, com a exposição: Justiça Eleitoral de Sergipe: democracia e cidadania.
Modernizado, o CEMEL concentra recursos tecnológicos, a exemplo do acesso ao conteúdo da exposição por intermédio do QR code, que direciona o público visitante a um ambiente virtual, podendo eles aprofundar-se acerca da história da Justiça Eleitoral.
O tema da nova exposição engloba aspectos educativos como: a importância do voto, cidadania, também  mostrando  características das Constituições Brasileiras, a evolução das zonas eleitorais, a participação feminina na política brasileira, dentre outros.
O Centro de Memória Eleitoral contribui para uma maior integração entre a juventude sergipana e a Justiça Eleitoral, maneira salutar de fortalecer o Estado Democrático de Direito.
Localização
O CEMEL- Centro de Memória da Justiça Eleitoral de Sergipe Des. José Antônio de Andrade Goes (CEMEL) está localizado no pavimento inferior do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe, situado no Centro Administrativo Augusto Franco-CENAF, Variante 2, Lote 7, Bairro América, CEP: 49080-000, Aracaju-SE.
Visitação
O Centro de Memória Eleitoral está aberto de segunda a sexta, das 8h às 12.
Tel. (79) 3209 8643 - email: ejese@tre-se.jus.br