Segurança da Informação

Segurança da informação - 09.07.2021
A imagem tem fundo azul-marinho representando a tela de programação de um computador. À frente, destaque para um cadeado na cor azul claro, tendo ao centro um orifício de fechadura e, ao redor, marcas de circuito impresso.

O Portal da Segurança da Informação é uma iniciativa da Diretoria-Geral do TRE/SE, por meio de seu Núcleo de Segurança da Informação (NSI), que tem por objetivo implantar uma cultura da segurança da informação no âmbito da Justiça Eleitoral em Sergipe.

Neste espaço virtual, encontra-se conteúdo direcionado a sensibilizar e conscientizar os servidores e servidoras da Justiça Eleitoral sobre a importância do consumo e compartilhamento seguros de informações.

Conheça a Política de Segurança da Informação do TRE/SE (formato PDF), a Política de Segurança da Informação da Justiça Eleitoral. e outros Normativos relacionados à Segurança da Informação.

Visite também outros portais relacionados à informação produzida pelo TRE/SE:

 A Segurança da Informação é de responsabilidade de todas e todos. Portanto, o Portal é seu também.

A partir da recomendação feita pelo Grupo de Trabalho de Segurança da Informação – GT-SI, capitaneado pelo TSE, com integrantes de diversos regionais, o TRE/SE promoveu a reestruturação de seus órgãos da segurança da informação.

Com a reestruturação administrativa, num primeiro momento, foi extinta a Seção de Segurança da Informação (SESIN) atrelada à Coordenadoria de Infraestrutura (COINF/STI), dando lugar ao Gabinete de Cibersegurança (Gab-CiberSeg), vinculado diretamente à Secretaria de Tecnologia da Informação (STI). Depois, por meio da Resolução TRE/SE 30/2022, o Gab-Ciberseg foi transformado em Assessoria Técnica de Segurança Cibernética (ASSEC)com funções exclusivamente relacionadas às ações tecnológicas da segurança da informação.

Em substituição à Comissão de Segurança da Informação, surgiu o Comitê Gestor de Segurança da Informação (CGSI), com atuação em caráter deliberativo e consultivo, como forma de integrar as partes interessadas (stakeholders) ao tema da segurança da informação. Conheça a página do Comitê-Gestor de Segurança da Informação.

No mesmo contexto, criou-se o Núcleo de Segurança da Informação (NSI), vinculado diretamente à alta gestão (Diretoria-Geral), com funções de governança e gestão da segurança da informação.

A nova organização administrativa visa promover estrutura compatível com a importância do assunto, ante os riscos de ataques contra a segurança da informação da Justiça Eleitoral, com vistas a proteger, sobretudo, a boa imagem e a credibilidade que esta justiça especializada sempre teve frente à sociedade.

Neste espaço encontram-se as princípais ações educativas realizadas pelo TRE/SE visando à implantação de uma cultura institucional de segurança da informação.

Eventos realizados:

Palestra "Segurança da Informação: Principais Ataques e Prevenção":

Palestrante: MAX RICARDO BORGES RIBEIRO: Analista Judiciário do TJ/SE. Diretor de Infraestrutura de TIC. Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Sergipe; Pós-Graduado em Gestão de Infraestrutura de TI; Profissional Certificado em Segurança da Informação e Membro do Comitê Gestor de Segurança da Informação do TJSE, desde 2009;

Data: 30 de junho de 2022;

Horário: das 10h às 11h30min;

Ambiente: Plataforma Zoom;

Público-alvo: Servidoras e Servidores da Justiça Eleitoral de Sergipe.

Conteúdo:

SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO:
1. Confidencialidade, Integridade e Disponibilidade.
2. Ativos e Controles.
3. Estratégias de Proteção Corporativa.
4. Serviços Criptográficos.
5. ATAQUES E PREVENÇÕES:
5.1. Principais Categorias de Ataques;
5.2. Métodos de Ataques;
5.3. Ataques de Baixo Índice Técnico;
5.4. Estratégias de Prevenção;
5.5. Assinatura Digital;
5.6. 2FA e/ou MFA.
6. NOVAS TECNOLOGIAS x PRIVACIDADE:
6.1. BlockChain;
6.2. Computação Quântica;
6.3. Inteligência Artificial;
6.4. Internet das Coisas - IoT;
6.5. Redes Sociais;
6.6. Metaverso.

PALESTRA: “Cuidados com a Rede: Proteção da Imagem - Aspectos Preventivos”

PALESTRANTE: Wagner Andrade de Lucena é Agente da Polícia Civil do Estado de Sergipe, atuante na Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos. É especialista no combate a crimes envolvendo meios eletrônicos. Ministra cursos e palestras em diversos órgãos públicos, tais como Ministério da Justiça e Segurança Pública, Polícia Civil, Polícia Militar, Guarda Municipal e Ministério Público do Estado de Sergipe. É graduado em Ciência da Computação pela UFS e possui MBA em Gestão de Redes e Segurança de Sistemas. É pós-graduando em Computação Forense e Segurança da Informação pelo iPOG;

DATA: 11 de março de 2022;

HORÁRIO: 10h30min às 12h;

LOCAL: Plataforma Zoom;

PÚBLICO ALVO: Servidoras e Servidores da Justiça Eleitoral de Sergipe.

Conteúdo da Palestra:

  • Perigos relacionados ao mal uso da Internet.
  • Exposição em redes sociais.
  • Perigos relacionados ao uso de Wi-Fi público.
  • Ações preventivas.

Aqui você encontra material de apoio à adoção a boas práticas, publicado por diversos órgãos da Justiça Eleitoral e fora dela, além de entidades que se dedicam ao tema da segurança da informação no Brasil e no mundo.