Modelo de Governança

Imagem do Modelo de Governança de TI. A figura descreve o modelo de governança de tecnologia da ...

Descrição da imagem: A imagem representa o modelo de governança de tecnologia da informação adotado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe. No topo, um triângulo azul contém os termos “Dirigir”, “Avaliar” e “Monitorar”, representando as responsabilidades dos governantes. Flechas brancas circundam o triângulo, indicando “Pressões do Negócio”, “Conformidade”, “Expectativas das Partes Interessadas” e “Necessidades do Negócio”. Abaixo, um retângulo azul contém as siglas CSI, CGESTI e CTSI, representando as instâncias de gestão de tecnologia da informação. Três setas interligam o topo ao retângulo, simbolizando a interação entre governança e gestão, com os termos “Estratégias e Políticas”, “Propostas e Planos” e “Resultados”.

 O modelo de governança corporativa de tecnologia da informação adotado pelo TRE-SE tem o propósito de apoiar a organização na tarefa de dirigir adequadamente os recursos aplicados na gestão e no uso da TI, potencializando a geração de valor para as partes interessadas, de acordo com as prioridades do negócio e os riscos envolvidos.

As estruturas responsáveis pela tomada de decisão em relação à TI são o Comitê de Governança de TI (CGovTI), o Comitê de Gestão de TI (CGesTI), o Comitê de Segurança da Informação (CSI) e o Comitê Técnico de Segurança da Informação (CTSI), conforme regulamentado na Portaria 251/2018, que instituiu a Política de Governança Corporativa de TI do Tribunal.

Os comitês se reunem regularmente e as decisões referentes à estratégia (CGovTI) e à gestão (CGesTI) de TI no TRE-SE são registradas em ata.