TRE-SE disponibiliza nova versão do sistema iPleno

A versão 2.3.23 do sistema iPleno foi lançada em junho de 2022 e trouxe melhorias e correções

A versão 2.3.23 do sistema iPleno foi lançada em junho de 2022 e trouxe melhorias e correções

O Sistema de Gerenciamento de Sessões, conhecido como iPleno, foi desenvolvido pelo Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe em 2008, em parceria com a Secretaria de Tecnologia e Informação (STI) e Secretaria Judiciária (SJD). O objetivo do programa é  facilitar aos membros da Corte o acompanhamento das particularidades referentes aos processos por meio dos computadores do Tribunal. Um diferencial do iPleno é a integração com o Processo Judicial Eletrônico (PJe), sistema oficial de tramitação eletrônica processual desenvolvido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

As principais funções do sistema iPleno: controle da pauta de julgamento com a respectiva votação e julgamento dos processos; disponibilização de arquivos digitais correspondentes a pareceres do Ministério Público Eleitoral (MPE), de relatórios e de votos aos membros do Tribunal; possibilidade deacompanhar em tempo real, por meio da internetas partes e os advogados atuantes nos julgamentos. Isso permite maior celeridade e publicidade aos feitos.

A nova versão do sistema iPleno (2.3.23) foi lançada neste mês de junho de 2022 e trouxe melhorias e correções, que também atendema especificidades de outros 12 Tribunais Eleitorais, que utilizam o sistema.

Entre as melhorias: alteração da mensagem de  e-mail de pedido de preferência e a possibilidade de o advogado solicitante realizar sustentação oral; remoção do campo de pesquisa correspondente ao membro na tela de cadastro de CPF; restrição da qualidade do áudio a ser submetido de forma configurável (padrão de 128 kbps no registro no log do retorno dos webservices do Pje, isso gasta menos dados sem perda na significativa na qualidade sonora); mudança na numeração de sessão importada do Pje, para que ela possa ser obtida por meio de configuração de padrão;  criação de endpoint para acesso a áudios consumidos pelas Sessões Plenárias.

Entre as novas correções: alteração do tamanho do campo referente ao advogado no PJe para 15 caracteres; impede-se que arquivos do PJe possam ser assinados pelos membros; tratamento quando o advogado não tiver OAB em relação à importação dos dados do Pje; tratamento de peças processuais binárias provenientes do Pje; tratamento na importação de processos antigos, verifica-se se que houve mudança referente ao CPF do relator; tratamento na importação dos recursos do PJe para exibir a identificação do processo corretamente; tratamento na comparação de nomes para associar autoridade a usuário logado (acentuação); tratamento de erro ao registrar decisão colegiada quando o usuário tiver associado a vários perfis no Pje.

Segundo  Rodrigo Cardoso Mesquita, chefe da Seção de Sistemas Judiciais, o TRE-SE sempre realiza aprimoramentos no iPleno. A sua distribuição para os demais tribunais eleitorais é fundamental para garantir que todos possam utilizar a versão mais recente do sistema, isso também facilita atualizações. "A versão que disponibilizamos hoje permite configurar, por exemplo, o padrão utilizado de identificação de sessão plenária, para capturar a numeração de forma automatizada", destacou. 

O acesso às atualizações dos sistemas pode ser feito por meio da wiki do Tribunal, disponibilizada no endereço apenas acessível na Rede da Justiça Eleitoral.

Nessa versão, houve a parametrização do padrão para obter a numeração referente à sessão cadastrada no PJe. Esse padrão poderá ser obtido no campo nome da sessão na seguinte tela do Pje. Com esse padrão, deverá ser configurado no iPleno em Opções > Alterar Parâmetros > Relatórios > Modelo de exemplo encontrado no nome da sessão no PJe, onde deverá substituir o número da sessão por %NN%. Basta copiar o texto de um nome de sessão da tela do PJe e trocar o número correspondente à numeração da sessão por %NN%, como por exemplo: Sessão Ordinária nº %NN%/2022

Audiodescrição: a imagem é uma ilustração de um aparelho celular de cor grafite sobreposto a um monitor da mesma cor. Na tela do celular, há um texto que diz: PJE Processo Judicial Eletrônico, à frente de um plano de fundo branco. Na tela do computador, há uma captura da tela da página inicial do sistema iPleno, que mostra processos a serem julgados na Sessão Ordinária nº42 de 14/06/2022. Todos os elementos estão sobrepostos a um plano de fundo branco.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Tribunal Regional Eleitoral de SergipeCENAF, Lote 7, Variante 2 -, Aracaju/SE 49081-000 - Brasil.

Tel:(+55-79) 3209-8600
Fax: (+55-79) 3209-8661

Horário de funcionamento do Protocolo Administrativo das 7h às 13h, (79) 3209-8633.

Endereço, telefone, e-mail e horário de funcionamento dos Cartórios Eleitorais.

Como chegar

Veja o mapa do TRE/SE no Google Maps.

O acesso mais fácil à sede do Tribunal é pela Av. Tancredo Neves.

CNPJ 06.015.356/0001-85

Ícone Protocolo Administrativo

Acesso rápido