TRE-SE estuda parceria com Departamento de Comunicação da UFS

As propostas desenhadas durante a reunião serão levadas à alta administração para analisar a viabilidade de implementação ainda em 2022

As propostas desenhadas durante a reunião serão levadas à alta administração para analisar a via...
Reunião com professores da UFS

No dia 25 de janeiro de 2022, representantes do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) e do Departamento de Comunicação da Universidade Federal de Sergipe (UFS) reuniram-se para tratar de possíveis parcerias visando ao combate à desinformação nas eleições 2022, entre outros assuntos.

Participaram do encontro, pelo TRE-SE, a secretária da Comissão de Enfrentamento à Desinformação, Lídia Cunha Mendes de Matos, e o representante da Assessoria de Comunicação do TRE-SE (ASCOM), André Frossard Signes. Pelo Departamento de Comunicação da UFS estiveram presentes a professora Dra. Patrícia Alves Horta, e o Prof. Dr. Claudomilson Fernandes Braga.

O professor Claudomilson Braga alertou que “as Fake News, enquanto elas ainda são news, carregam em si todas as características de uma notícia jornalística verdadeira (aparente confiabilidade, furo de reportagem, etc.), até que elas sejam desmentidas e se tornem efetivamente Fake (falsas)”.

Para a professora Patrícia Horta o convênio entre o TRE-SE e o Departamento de Comunicação da UFS é muito promissor. “Educação midiática não vem de um dia para o outro. Também devemos ter em mente que somente essa abordagem não resolverá o problema. Temos que pensar no que é possível fazer no curto, médio e longo prazo”, disse a professora.

Entre as propostas está a feitura de uma pesquisa junto ao eleitorado sergipano, cujos resultados servirão de apoio na tomada de decisões relacionadas à política de comunicação da Justiça Eleitoral de Sergipe. A pesquisa será executada pelos professores com o suporte logístico do TRE-SE. Outra proposta é a produção de Podcasts sobre desinformação, com a participação dos professores e alunos de comunicação. Os professores também se dispuseram a acompanhar uma palestra do Projeto Eleitor do Futuro, para auxiliar na otimização e organização dos conteúdos apresentados aos jovens.

A possibilidade de concretizarmos uma parceria entre a Academia (notadamente o departamento de comunicação) e o TRE-SE é algo inédito na Justiça Eleitoral. “Acredito que precisamos nos valer dos melhores cérebros, dos maiores especialistas na área, para que possamos combater à desinformação de forma mais efetiva. Nossa intenção é aperfeiçoar o plano de comunicação para as eleições 2022 e tenho certeza de que o Know-haw dos professores será precioso”, explicou André Frossard.

Lídia Cunha ressaltou que levará as propostas ao presidente do Comitê Regional de Combate à Desinformação, o juiz membro do Tribunal, dr. Marcos de Oliveira Pinto e, posteriormente, as propostas seriam apresentadas à presidência e à corregedoria para analisar a viabilidade logística, de material e de pessoal para a implementação dos projetos ainda em 2022.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Tribunal Regional Eleitoral de SergipeCENAF, Lote 7, Variante 2 -, Aracaju/SE 49081-000 - Brasil.

Tel:(+55-79) 3209-8600
Fax: (+55-79) 3209-8661

Horário de funcionamento do Protocolo Administrativo das 7h às 13h, (79) 3209-8633.

Endereço, telefone, e-mail e horário de funcionamento dos Cartórios Eleitorais.

Como chegar

Veja o mapa do TRE/SE no Google Maps.

O acesso mais fácil à sede do Tribunal é pela Av. Tancredo Neves.

CNPJ 06.015.356/0001-85

Ícone Protocolo Administrativo

Acesso rápido