Servidores do TRE-SE ministram palestra na Escola do Legislativo Municipal de Aracaju

Estudantes da rede municipal de ensino acompanharam o evento

Servidores do TRE-SE ministram palestra na Escola do Legislativo Municipal de Aracaju
Organizadores do evento ao lado de estudantes

Na manhã de hoje (28), servidores do Tribunal Regional Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) ministraram uma palestra do Projeto Eleitor do Futuro na Escola do Legislativo Municipal de Aracaju para estudantes, entre 15 e 16 anos, do Centro de Excelência Professor Gonçalo Rollemberg Leite. O evento foi uma ação integrada da Escola Judiciária Eleitoral de Sergipe com a Escola do Legislativo.

O presidente da Câmara de Vereadores de Aracaju, Nitinho Vitalle, abriu o evento dando as boas vindas aos estudantes e agradeceu a participação da Justiça Eleitoral. Em seguida, o diretor da Escola do Legislativo, professor universitário e doutorando em Direito, Vander Costa, utilizou uma abordagem simples e direta para mostrar aos estudantes a evolução do ordenamento social e político, desde as comunidades nômades até os primeiros assentamentos civilizatórios. “Com o estabelecimento das primeiras ‘cidades’ surgiu a necessidade de gerir os bens públicos. Temos aí a ideia embrionária do que viria a ser o Estado como conhecemos hoje”, ensinou Vander Costa. 

Representando o TRE-SE, os servidores Lídia Cunha Mendes de Matos e André Frossard Signes falaram sobre a evolução do processo eleitoral e do sistema de votação ao longo dos anos. Reportaram-se à grandiosidade do trabalho desenvolvido pela Justiça Eleitoral, que gerencia o cadastro e prepara as eleições para a participação de mais de cento e cinquenta milhões de eleitores. A segurança da urna e os procedimentos de auditoria do voto eletrônico também foram abordados pelos servidores.

Finalizando o evento, a Escola Legislativa promoveu uma eleição simulada entre os estudantes presentes com o objetivo de reforçar o entendimento sobre o mecanismo de representação por meio dos mandatos. Dois alunos se candidataram à prefeitura e outros dois ao cargo de vereador. Eles apresentaram suas propostas para os demais colegas de classe e, em seguida, ocorreu a votação em duas urnas cedidas pelo TRE-SE. 

A Justiça Eleitoral de Sergipe apoia projetos como este, que, realizados de forma apartidária e técnica, contribuem sobremaneira para a formação política dos eleitores do futuro.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Tribunal Regional Eleitoral de SergipeCENAF, Lote 7, Variante 2 -, Aracaju/SE 49081-000 - Brasil.

Tel:(+55-79) 3209-8600
Fax: (+55-79) 3209-8661

Horário de funcionamento do Protocolo Administrativo das 7h às 13h, (79) 3209-8633.

Endereço, telefone, e-mail e horário de funcionamento dos Cartórios Eleitorais.

Como chegar

Veja o mapa do TRE/SE no Google Maps.

O acesso mais fácil à sede do Tribunal é pela Av. Tancredo Neves.

CNPJ 06.015.356/0001-85

Ícone Protocolo Administrativo

Acesso rápido