TRE-SE Revista PLENARIUM - setembro 2021

Incentivo à participação feminina na política

Revista PRENARIUM - setembro 2021
Plenári

A edição de setembro do informativo PLENARIUM reforça, na matéria de capa, o compromisso da Justiça Eleitoral com o incentivo à maior participação feminina na política. Com essa finalidade, elaborou-se a nova campanha estrelada pela atriz e embaixadora da ONU Mulheres Camila Pitanga (sem cachê). A campanha aborda a violência de gênero na política e já está sendo divulgada em todas as emissoras de TV e de rádio do país, bem como nas redes sociais da Justiça Eleitoral desde o começo de agosto.

Três matérias especiais compõem o informativo. A primeira delas trata da segunda colocação no Ranking Nacional da Transparência 2021, alcançada pelo TRE-SE. Foram avaliados os 92 tribunais brasileiros, inclusive os tribunais superiores, englobando a Justiça Comum, a Federal, a Militar, a do Trabalho e a Eleitoral. Com a pontuação de 99,48%, o TRE-SE ficou empatado em segundo lugar com os TREs do Amazonas, Bahia, Rio Grande do Norte e Rondônia.

A segunda matéria especial relembra a terceira Reunião de Análise da Estratégia (RAE) de 2021. O objetivo do encontro foi analisar o desempenho do Tribunal em relação aos indicadores estratégicos contidos nos Macrodesafios. O Planejamento Estratégico 2021–2026 está estruturado em dez Macrodesafios, e, dentro deles, há 20 indicadores.

A última reportagem especial destaca o lançamento do primeiro Tour Virtual em vídeo da Justiça Eleitoral, utilizando a tecnologia da Realidade Virtual / Vídeos em 360 graus. Trata-se de uma visita guiada ao Centro de Memória da Justiça Eleitoral de Sergipe. O vídeo consta no YouTube VR, é possível assistir a ele tanto ao computador quanto utilizando tablet ou smartphone. O material está disponibilizado na resolução de 5,7k.

No nosso espaço destinado à Memória Eleitoral, rememoramos os 60 anos da renúncia de Jânio Quadros. Jânio venceu a eleição presidencial de 1960. O símbolo de sua campanha foi a vassoura, que “limparia” a corrupção. Ele praticou uma abordagem econômica desagradável a políticos que o apoiavam, a setores das Forças Armadas e a outros segmentos. A política externa de aproximação comercial com países desalinhados com as diretrizes capitalistas também colaborou para que ele perdesse apoio. Jânio passou sete meses no cargo e renunciou.

A coluna ACONTECEU traz uma síntese dos principais acontecimentos do mês de agosto na Justiça Eleitoral de Sergipe. Entre eles, a reunião do conselho de governança; o lançamento do Repertório Temático de Julgados (Biênio 2019-2020); as visitas do presidente da OAB-SE, Inácio Krauss, e do coronel de infantaria Marco Aurélio Magalhães Cavalcanti, comandante do 28º Batalhão de Caçadores do Exército; e o relatório de atendimentos da Ouvidoria Regional Eleitoral, que recebeu 3.748 chamados de eleitores no período de 1º/1/2021
a 31/7/2021.

No espaço reservado ao servidor destaque do mês, homenageamos Débora Cristina Silva dos Santos, lotada na 21ª Zona Eleitoral (São Cristóvão). Débora tem formação de Técnica em Contabilidade e, desde 16 de março de 2011, atua pelo Juízo Eleitoral da 21ª ZE.

Que você tenha agradável leitura! Clique AQUI !

Equipe ASCOM.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Tribunal Regional Eleitoral de SergipeCENAF, Lote 7, Variante 2 -, Aracaju/SE 49081-000 - Brasil.

Tel:(+55-79) 3209-8600
Fax: (+55-79) 3209-8661

Horário de funcionamento do Protocolo Administrativo das 7h às 13h, (79) 3209-8633.

Endereço, telefone, e-mail e horário de funcionamento dos Cartórios Eleitorais.

Como chegar

Veja o mapa do TRE/SE no Google Maps.

O acesso mais fácil à sede do Tribunal é pela Av. Tancredo Neves.

CNPJ 06.015.356/0001-85

Ícone Protocolo Administrativo

Acesso rápido