Além do Brasil, outros 46 países utilizam urnas eletrônicas nas eleições

Publicação que vem circulando nas redes sociais afirma que somente três países adotam meios eletrônicos de votação. A informação é falsa!

Além do Brasil, outros 46 países utilizam urnas eletrônicas nas eleições
Urna Eletrônica

Em tempos de compartilhamento viral de conteúdos pelas redes sociais, é muito comum que informações falsas ou descontextualizadas os velhos boatos – circulem como se fossem verdades. Com isso, muita gente é enganada e, se não checa o que lê e ouve nas redes sociais, acaba também compartilhando desinformação.

Um desses conteúdos falsos diz que apenas três (3) países do mundo (Venezuela e Cuba, além do Brasil) usam a urna eletrônica e adotam um sistema eletrônico de votação. Puro boato! Para começar, Cuba não utiliza urna eletrônica em eleições. Lá, a votação ainda é feita em papel.

Além disso, de acordo com o Instituto para Democracia e Assistência Eleitoral Internacional (Idea), o voto eletrônico é adotado por pelo menos 46 nações. Sete agências de checagem confirmaram essa informação. O Idea é uma organização intergovernamental que apoia democracias sustentáveis em todo o mundo e que conta com 34 países-membros: Suíça, Portugal, Noruega, Austrália e Canadá, além do Brasil...

Ainda, segundo o Idea, 16 países adotam máquinas de votação eletrônica de gravação direta. Isso significa que não utilizam boletins de papel e, assim, registram os votos eletronicamente, sem qualquer interação com cédulas.

Por fim, vale lembrar que a urna eletrônica brasileira foi projetada e construída no Brasil, por brasileiros, para brasileiros conforme características e necessidades do nosso país. Não há influência estrangeira no nosso sistema eleitoral. O órgão responsável pelo desenvolvimento dos softwares da urna é o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Não custa nada checar antes de compartilhar

Se hoje em dia a disseminação de desinformação é tão comum, passa a ser obrigação de qualquer cidadão ou cidadã que receba esses conteúdos falsos verificar essas informações em sites de checagem: órgãos que trabalham 24 horas por dia para evitar que as pessoas sejam enganadas.

Por isso, o TSE, com os 27 Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), associou-se a nove agências de checagem de informação e criou a página Fato ou Boato. Nela, o usuário pode procurar as notícias que estão circulando, consultar se são verídicas ou não e ainda ter acesso à versão autêntica dos fatos.

 

 

icone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Tribunal Regional Eleitoral de SergipeCENAF, Lote 7, Variante 2 -, Aracaju/SE 49081-000 - Brasil.

Tel:(+55-79) 3209-8600
Fax: (+55-79) 3209-8661

Horário de funcionamento do Protocolo Administrativo das 7h às 13h, (79) 3209-8633.

Endereço, telefone, e-mail e horário de funcionamento dos Cartórios Eleitorais.

Como chegar

Veja o mapa do TRE/SE no Google Maps.

O acesso mais fácil à sede do Tribunal é pela Av. Tancredo Neves.

CNPJ 06.015.356/0001-85

Icone Protocolo Administrativo

Acesso rápido