Junho Laranja

Conscientização sobre a anemia e a leucemia

Conscientização sobre a anemia e a leucemia
Junho Laranja
O Junho Laranja visa à conscientização sobre a anemia e a leucemia. Ambas as doenças afetam as células do sangue e apresentam características distintas. A anemia é caracterizada pela redução da hemoglobina no sangue. A hemoglobina fica contida nas hemácias (glóbulos vermelhos), cuja função precípua é o transporte de oxigênio para as diversas partes do corpo. As anemias podem ser hereditárias ou adquiridas. Entre as hereditárias, podem-se citar a anemia falciforme e as talassemias. Já as anemias adquiridas podem ter como causa a deficiência de ferro (anemia ferropriva), deficiência de vitamina B12, leucemias, doenças reumatológicas, renais e infecciosas.
O portador anemia moderada a grave pode apresentar cansaço, palidez, tontura, falta de ar, taquicardia, dor no peito entre outros sintomas. O diagnóstico pode ser feito com a realização de um simples hemograma de rotina. O tratamento depende do tipo de anemia e das características clínicas.
A leucemia é uma doença maligna dos leucócitos (glóbulos brancos), células que atuam na defesa do nosso organismo contra infecções e células cancerígenas. A principal característica é o acúmulo de células doentes na medula óssea. Essas células ruins substituem as células sanguíneas normais. A medula óssea (popularmente conhecida por tutano) é o local de fabricação das células sanguíneas e ocupa as cavidades dos ossos. Nela são encontradas as células que dão origem aos glóbulos brancos (leucócitos), aos glóbulos vermelhos (hemácias ou eritrócitos) e às plaquetas.
Na leucemia, uma célula sanguínea que ainda não atingiu a maturidade sofre uma mutação genética que a transforma em uma célula cancerosa. Essa célula anormal não funciona de forma adequada, multiplica-se mais rápido e morre menos do que as células normais. Dessa forma, as células sanguíneas saudáveis da medula óssea vão sendo substituídas por células anormais, cancerosas.
As leucemias podem ser causadas por hereditariedade, radiação, substâncias químicas, infecção viral e fármacos, mas a maioria das leucemias tem causa desconhecida. Uma pessoa acometida por leucemia pode apresentar fadiga, mal-estar, febre, sangramentos e perda de peso. As alterações hematológicas podem ser identificadas em um hemograma de rotina. O tratamento da leucemia pode ser realizado com quimioterápicos e transplante de células-tronco.
Atitudes simples, como hábitos de vida e alimentação saudáveis e realização periódica de avaliação médica, podem prevenir, além da leucemia, outros problemas de saúde potencialmente graves.
Texto de Kaio Bernardes – médico – TRE-SE
ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Tribunal Regional Eleitoral de SergipeCENAF, Lote 7, Variante 2 -, Aracaju/SE 49081-000 - Brasil.

Tel:(+55-79) 3209-8600
Fax: (+55-79) 3209-8661

Horário de funcionamento do Protocolo Administrativo das 7h às 13h, (79) 3209-8633.

Endereço, telefone, e-mail e horário de funcionamento dos Cartórios Eleitorais.

Como chegar

Veja o mapa do TRE/SE no Google Maps.

O acesso mais fácil à sede do Tribunal é pela Av. Tancredo Neves.

CNPJ 06.015.356/0001-85

Ícone Protocolo Administrativo

Acesso rápido