Servidores do TRE-SE no seminário Transformações na Comunicação

Novos paradigmas pós-pandemia

TRE-SE Seminário Transformações na Comunicação
TRE-SE Seminário Transformações na Comunicação

Representando o Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE), participaram do seminário Transformações na Comunicação: novos paradigmas pós-pandemiaos servidores Ricardo Augusto Ferreira Ribeiro (assessor de imprensa e comunicação social) e André Frossard Signes (Ascom). O evento, que acontece nos dias 19 e 20 de janeiro, na sede do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), é realizado em parceria pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e pelo Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel). Além dos profissionais das Assessorias de Comunicação dos TREs, participam jornalistas e gestores da iniciativa privada ligados a áreas de difusão da informação. O Coptrel é presidido pelo também presidente do TRE-BA, desembargador Jatahy Júnior.

O encontro foi pensado no sentido de apontar estratégias e de discutir sobre a eficácia do novo modelo de comunicação a ser adotado pela Justiça Eleitoral, em 2021, visando aos desafios das eleições gerais de 2022. Os objetivos: debater o cenário da comunicação no ano de 2020, no contexto da pandemia da Covid-19, abordando a interlocução da Justiça Eleitoral, que teve aincumbência de informar sobre a importância de o eleitorado participar no processo democrático e, ao mesmo tempo, de prestar contas dos protocolos sanitários adotados para resguardar a saúde de todos os envolvidos no processo eleitoral; e apontar alternativas para que o novo modelo de comunicação a ser desenvolvido pela Justiça Eleitoral em 2021 seja eficaz. A pandemia impõe restrições, e tivemos de nos reinventar. Nesse contexto, a Justiça Eleitoral, por seus órgãos de assessoria de comunicação junto com os de TI, vem mostrando sua competência e evolui sempre para bem servir à democracia. Este simpósio indica planejamento e preparo, busca constante de aperfeiçoamento no sentido de cumprir a missão em benefício da sociedade”, disse Ricardo Ribeiro.

O seminário ocorre em formato híbrido (presencial e por videoconferência), respeitando-se as regras sanitárias, com número reduzido de participantes. A participação remota acontece via Zoom. transmissão pelo YouTube. No evento, são abordadas outras questões: os desafios de realizar eleições durante a pandemia da Covid-19, em 2020. Em relação a esse contexto, discutem-se o papel da Justiça Eleitoral, a participação do eleitorado no processo democrático e as fake news.

Programação

Dia 19/01, 9 às 12h reunião presencial da equipe do Tribunal Superior Eleitoral e o GT-Comunicação, para avaliar as Eleições 2020.

Dia 19/01, 14 às 17h –  seminário com Mariana Oliveira, Tatiana Cochlar, Laura Gracindo e Fábia Galvão, do TSE, e as jornalistas Karine Simões (TV Bahia) Tarsila Alvarindo (TV Itapoan) e Daniele Silva (Gestora de Comunicação). Participação das Ascoms dos TREs e transmissão pelo YouTube.

Dia 20/01, 9 às 12hreunião, via Zoom, com as assessorias de comunicação dos TREs e do TSE.

 

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Tribunal Regional Eleitoral de SergipeCENAF, Lote 7, Variante 2 -, Aracaju/SE 49081-000 - Brasil.

Tel:(+55-79) 3209-8600
Fax: (+55-79) 3209-8661

Horário de funcionamento do Protocolo Administrativo das 7h às 13h, (79) 3209-8633.

Endereço, telefone, e-mail e horário de funcionamento dos Cartórios Eleitorais.

Como chegar

Veja o mapa do TRE/SE no Google Maps.

O acesso mais fácil à sede do Tribunal é pela Av. Tancredo Neves.

CNPJ 06.015.356/0001-85

Ícone Protocolo Administrativo

Acesso rápido