Laboratório de inovação é inaugurado no TRE-SE

Uma exposição fotográfica abrilhantou o lançamento

TRE-SE !9SE Lab. Criatividade
TRE-SE !9SE Lab. Criatividade

Neste dia 22 de janeiro, o Tribunal Regional Eleitoral de Eleitoral (TRE-SE) inaugura o Laboratório de Criatividade e Inovação !9SE com a e xposição de f otografia s de paisagens em fine art ENTRE O CÉU E A TERRA , de autoria do servidor Diego Medeiros Vilar Oliveira , da Coordenadoria de Sistemas da Informação.

O !9SE é o Laboratório de Criatividade e Inovação do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe, instituído pela Portaria 1.103/2019 com o objetivo de divulgar e fomentar modelos e práticas de criatividade e inovação. A proposta é utilizar abordagens criativas visando a implementar soluções inovadoras que promovam melhorias na gestão do TRE-SE e nos serviços prestados à sociedade.

As ações do !9SE serão conduzidas pelos valores colaboração, empatia e experimentação e direcionadas, especialmente, aos eixos temáticos i ntegração e p ertencimento, e mpreendedorismo e v oluntariado e s erviços de e xcelência. O laboratório de inovação dispõe de um espaço para m apear oportunidades de inovação junto aos servidores e clientes, r ealizar oficinas de ideação e e xposição, disponível via agendamento, para as diversas u nidades do TRE-SE divulgarem iniciativas institucionais e para os servidores divulgarem sua criatividade pessoal.

A exposição fotográfica abrilhantou a inauguração. Nela, o autor apresenta imagens colhidas do disparo de sua câmera no Canadá e no Chile. Esteve fotografando: n a Subida da Sulphur Mountain – Banff National, AB, Canadá; às margens do Hebert Lake na Icefields Parkway com o Haddo Peak, a Sheol Mountain e o Mount Temple; na Icefields Parkway com o Mount Fryatt, na Pyramid Island, na Caledonia Mountain, no Mount Robson e Mount Bridgland (uma visão do cume da Whister Mountain a 2.181m); e fotografou o Pôr do Sol da margem do Atabasca River com a Pyramid Mountain ao fundo – Jasper National Park, AB, Canadá. No Chile, registrou imagens do Salar de Atacama e do Vale de la Luna – Deserto do Atacama.

D iego Vilar expressou-se em relação à sua arte: “ O que me levou à fotografia foi um interesse peculiar: Astronomia. Ouvir do meu pai sobre essa ciência desde pequeno despertou em mim uma grande curiosidade sobre o assunto. Comprei minha primeira câmera e lente para fotografar o céu noturno, principalmente, a Via Láctea. E m viagem ao deserto do Atacama, eu tinha com o objetivo primário a astrofotografia, no entanto as montanhas, os vulcões e os lagos se mostraram apaixonantes. De lá para cá, tenho dedicado boa parte das minhas férias a visitar locais montanhosos pelo mundo e a fotografar paisagens: isso foi uma consequência natural, o desenvolvimento simultâneo de duas paixões. Sei que outros colegas do TRE-SE desenvolvem trabalhos de criação: pintura, literatura, fotografia, música etc. Ter um espaço como o !9SE no Tribunal nos permite compartilhar nossas criações. É gratificante para mim observar que uma fotografia que fiz pode ser capaz de provocar em outra pessoa, pelo menos, uma fração do que eu sinto em minhas viagens.”

“A fotografia é a poesia da imobilidade: é através dela que os instantes deixam-se ver tal como são.” (Peter Urmenyi)

O presidente do TRE-SE, desembargador José dos Anjos , inaugurou o espaço e referiu-se ao Laboratório de Criação !9SE como extremamente necessário, principalmente no tempo atual, em que a humanidade deve reinventar- se por conta da pandemia. “Nós somos o instrumento para a construção do laboratório: um ambiente de ideias inovadoras para que se exerça a criatividade permanentemente” .

E m seguida discursou o diretor-geral do TRE-SE, Rubens Lisboa , que após agradecer aos servidores que colaboraram com a concretização do projeto, disse: “De igual maneira, também as diversas Unidades do TRE-SE poderão divulgar iniciativas institucionais e os servidores, mostrar sua criatividade pessoal, usando a linguagem da arte para estimular novas formas de ver e refletir sobre o mundo e o trabalho.”

Inteiro teor dos discursos do presidente e do diretor-geral .

O diretor conclamou a todos para fazer parte e trabalhar em rede, realizando oficinas de ideias e experimentação e para usar a criatividade, objetivando redesenhar e entregar produtos, processos e serviços inovadores. Os servidores do Gabinete da Diretoria-Geral, Rosa Márcia e Hermano, estão à disposição para falar sobre o projeto e receber sugestões.

A exposição fotográfica "Entre o Céu e a Terra" ficará à disposição para visitação interna e externa até 26/3/2021 . As fotos expostas e outras mais estão disponíveis para visualização , via instagram @diegomvilar (vilar.fotografias), e para aquisição , mediante negociação com o próprio autor.

A partir do mês de abril deste ano, o espaço estará disponível para exposição de trabalhos institucionais ou individuais de outros magistrados e servidores, mediante prévio agendamento junto ao !9SE, via e-mail i9se@tre-se.jus.br.

Contato

Fone: (79) 3209-8638/8676.

E-mail : i9se@tre-se.jus.br.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Tribunal Regional Eleitoral de SergipeCENAF, Lote 7, Variante 2 -, Aracaju/SE 49081-000 - Brasil.

Tel:(+55-79) 3209-8600
Fax: (+55-79) 3209-8661

Horário de funcionamento do Protocolo Administrativo das 7h às 13h, (79) 3209-8633.

Endereço, telefone, e-mail e horário de funcionamento dos Cartórios Eleitorais.

Como chegar

Veja o mapa do TRE/SE no Google Maps.

O acesso mais fácil à sede do Tribunal é pela Av. Tancredo Neves.

CNPJ 06.015.356/0001-85

Ícone Protocolo Administrativo

Acesso rápido