Laboratório de inovação é inaugurado no TRE-SE

Uma exposição fotográfica abrilhantou o lançamento

TRE-SE !9SE Lab. Criatividade
TRE-SE !9SE Lab. Criatividade

Neste dia 22 de janeiro, o Tribunal Regional Eleitoral de Eleitoral (TRE-SE) inaugura o Laboratório de Criatividade e Inovação!9SE com a exposição de fotografias de paisagens em fine art ENTRE O CÉU E A TERRA, de autoria do servidor Diego Medeiros Vilar Oliveira, da Coordenadoria de Sistemas da Informação.

O !9SE é o Laboratório de Criatividade e Inovação do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe, instituído pela Portaria 1.103/2019 com o objetivo de divulgar e fomentar modelos e práticas de criatividade e inovação. A proposta é utilizar abordagens criativas visando a implementar soluções inovadoras que promovam melhorias na gestão do TRE-SE e nos serviços prestados à sociedade.

As ações do !9SE serão conduzidas pelos valorescolaboração, empatia e experimentação e direcionadas, especialmente, aos eixos temáticos integração e pertencimento, empreendedorismo e voluntariado e serviços de excelência. O laboratório de inovação dispõe de um espaço para mapear oportunidades de inovação junto aos servidores e clientes,realizar oficinas de ideação e exposição, disponível via agendamento, para as diversas unidades do TRE-SE divulgarem iniciativas institucionais e para os servidores divulgarem sua criatividade pessoal.

A exposição fotográfica abrilhantou a inauguração.Nela, o autor apresenta imagens colhidas do disparo de sua câmera no Canadá e no Chile. Esteve fotografando: na Subida da Sulphur Mountain – Banff National, AB, Canadá; às margens do Hebert Lake na Icefields Parkway com o Haddo Peak, a Sheol Mountain e o Mount Temple; na Icefields Parkway com o Mount Fryatt, na Pyramid Island, na Caledonia Mountain, no Mount Robson e Mount Bridgland (uma visão do cume da Whister Mountain a 2.181m); e fotografou o Pôr do Sol da margem do Atabasca River com a Pyramid Mountain ao fundo – Jasper National Park, AB, Canadá. No Chile, registrou imagens do Salar de Atacama e do Vale de la Luna – Deserto do Atacama.

Diego Vilar expressou-se em relação à sua arte: “O que me levou à fotografia foi um interesse peculiar: Astronomia. Ouvir do meu pai sobre essa ciência desde pequeno despertou em mim uma grande curiosidade sobre o assunto. Comprei minha primeira câmera e lente para fotografar o céu noturno, principalmente, a Via Láctea. Em viagem ao deserto do Atacama, eu tinha como objetivo primário a astrofotografia, no entanto as montanhas, os vulcões e os lagos se mostraram apaixonantes. De lá para cá, tenho dedicado boa parte das minhas férias a visitar locais montanhosos pelo mundo e a fotografar paisagens: isso foi uma consequência natural, o desenvolvimento simultâneo de duas paixões. Sei que outros colegas do TRE-SE desenvolvem trabalhos de criação: pintura, literatura, fotografia, música etc. Ter um espaço como o !9SE no Tribunal nos permite compartilhar nossas criações. É gratificante para mim observar que uma fotografia que fiz pode ser capaz de provocar em outra pessoa, pelo menos, uma fração do que eu sinto em minhas viagens.”

“A fotografia é a poesia da imobilidade: é através dela que os instantes deixam-se ver tal como são.” (Peter Urmenyi)

O presidente do TRE-SE, desembargador José dos Anjos, inaugurou o espaço e referiu-se ao Laboratório de Criação !9SE como extremamente necessário, principalmente no tempo atual, em que a humanidade deve reinventar-se por conta da pandemia. “Nós somos o instrumento para a construção do laboratório: um ambiente de ideias inovadoras para que se exerça a criatividade permanentemente”.

Em seguida discursou o diretor-geral do TRE-SE, Rubens Lisboa, que após agradecer aos servidores que colaboraram com a concretização do projeto, disse: “De igual maneira, também as diversas Unidades do TRE-SE poderão divulgar iniciativas institucionais e os servidores, mostrar sua criatividade pessoal, usando a linguagem da arte para estimular novas formas de ver e refletir sobre o mundo e o trabalho.”

Inteiro teor dos discursos do presidente e do diretor-geral.

O diretor conclamou a todos para fazer parte e trabalhar em rede, realizando oficinas de ideias e experimentação e para usar a criatividade, objetivando redesenhar e entregar produtos, processos e serviços inovadores. Os servidores do Gabinete da Diretoria-Geral, Rosa Márcia e Hermano, estão à disposição para falar sobre o projeto e receber sugestões.

A exposição fotográfica "Entre o Céu e a Terra" ficará à disposição para visitação interna e externa até 26/3/2021. As fotos expostas e outras mais estão disponíveis para visualização, via instagram @diegomvilar (vilar.fotografias), e paraaquisição, mediante negociação com o próprio autor.

A partir do mês de abril deste ano, o espaço estará disponível para exposição de trabalhos institucionais ou individuais de outros magistrados e servidores, mediante prévio agendamento junto ao !9SE, via e-mail i9se@tre-se.jus.br.

Contato

Fone: (79) 3209-8638/8676.

E-mail: i9se@tre-se.jus.br.

Últimas notícias postadas

Recentes