Presidente do TRE-SE encerra seu biênio

O Des. José dos Anjos participou de sua última sessão nesta quinta (4)

TRE-SE Despedida Des. José dos Anjos
TRE-SE Despedida Des. José dos Anjos

A sessão de julgamentos realizada na tarde desta quinta-feira (4) foi marcada pela despedida do Des. José dos Anjos.  Na última participação dele como presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE),  a Corte julgou 10 processos.

Após 731 dias à frente do TRE-SE, o desembargador José dos Anjos deixa oficialmente o cargo amanhã, dia 05/02/2021. Com uma gestão repleta de êxitos e marcada por um estilo inconfundível de liderança, o magistrado escreveu seu nome, de forma indelével, na história do Estado de Sergipe.

Em homenagem à profícua gestão, a primeira edição de 2021 do informativo PLENARIUM apresenta algumas das realizações alcançadas durante o biênio 2019-2020, período em que o magistrado presidiu o TRE-SE.

Com o término da sessão, os juízes membros usaram da palavra em deferência à conclusão do mandato do desembargador. A primeira a se manifestar foi a desembargadora  Iolanda Santos Guimarães, vice-presidente e corregedora eleitoral:Parabenizo Vossa Excelência pela maestria na condução das eleições durante a pandemia. Os prêmios recebidos durante sua administração são prova da qualidade da sua liderança.”

O juiz federal e membro do TRE-SE Gilton Batista Brito  sublinhou que o Des. José dos Anjos presidiu o Tribunal num período adverso, não somente pela pandemia, mas também pelos ataques sofridos, os quais tentaram colocar em dúvida o trabalho da Justiça Eleitoral. “O senhor me ensinou bastante, notadamente, quanto à serenidade que um magistrado necessita para bem desempenhar suas funções”, asseverou Gilton Brito.

Leonardo Souza Santana Almeida, juiz de direito e membro do TRE-SE, afirmou: “Neste momento de despedida, podemos reconhecer os que realmente conseguem imprimir sua marca. O senhor é um exemplo de homem público. Agradeço a acolhida e que o senhor continue a trajetória vitoriosa.”

O juiz de direito e membro do TRE-SE  Edvaldo dos Santos ressaltou as qualidades de José dos Anjos. “Vejo em Vossa Excelência o exemplo da serenidade e da humildade. A forma como o senhor age, trata e se refere nos transmite paz. Conviver com isso é um alívio para nossos corações”, assinalou Edvaldo.

Os juízes membros da classe jurista, Raymundo Almeida Neto e Clarisse Ribeiro Simas se somaram aos demais componentes do colegiado para enaltecer a gestão. “Saiba que compor esta Corte Eleitoral durante seu mandato foi, pra mim, um privilégio. Obrigado pelo ser humano maravilhoso que és”, disse Raymundo. Clarisse Ribeiro enfatizou que, apesar do pouco tempo na Casa, aprendeu muito com o desembargador. “O senhor é um gigante! A Vossa Excelência minha eterna gratidão”, concluiu.

O procurador regional eleitoral, Heitor Alves Soares, em nome do Ministério Público Eleitoral, teceu elogios ao trabalho desenvolvido pelo Des. José dos Anjos. “Muito me honra ocupar um assento ao lado do senhor nesta Corte. Agradeço em nome dos promotores eleitorais por todo o apoio e também agradeço em nome do povo sergipano pelo excelente trabalho em prol da democracia”, afirmou o procurador.

Com as derradeiras palavras como presidente do TRE-SE, o homenageado enalteceu o corpo funcional do órgão e agradeceu aos seus pares por todo o apoio recebido durante a administração. “Ao final do meu biênio, resta-me somente agradecer, primeiramente a Deus, pois, proveniente de uma família humilde, tive a felicidade de chegar à  Presidência desta instituição. Só quem tem a consciência de que nada se pode conseguir sozinho tem a grandeza de agradecer”, testemunhou o presidente.

Destacou, ainda, o sucesso do processo eleitoral de 2020 e lembrou a importância do trabalho desenvolvido pelos juízes eleitorais e pelos chefes de cartório. Em adição, evidenciou a imprensa e o trabalho da Assessoria de Comunicação do TRE-SE, especialmente no combate às fake news. “Fruto de um árduo trabalho de planejamento, não houve necessidade de requisição de tropas federais. Pudemos desfrutar de eleições tranquilas, mesmo com um cenário adverso”, disse José dos Anjos.

O desembargadopenhorou reconhecimento individual a cada secretário, coordenadores, assessores e ao diretor-geral. “À Corregedoria Regional, que de forma brilhante atuou junto às Zonas Eleitorais de Sergipe, meus sinceros agradecimentos”, finalizou o presidente.

Congratulando nominalmente cada juiz membro do TRE-SE, o procurador regional eleitoral e rememorando os membros que compuseram a Corte Eleitoral durante sua gestão, José dos Anjos pontuou as virtudes dos integrantes da Justiça Eleitoral de Sergipe.

Reforçando a homenagem, o informativo PLENARIUM traz depoimentos de autoridades administrativas da Justiça Eleitoral sergipana (diretor-geral, secretários de administração, judiciária, gestão de pessoas, tecnologia da informação e do assessor de comunicação) sobre a experiência de trabalhar ao lado do presidente José dos Anjos. Em adição, João Lover, poeta e servidor do TRE-SE,  versificou e, com propriedade, materializou em palavras os bons sentimentos emanados e percebidos por todos que convivem com o Des. José dos Anjos.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Tribunal Regional Eleitoral de SergipeCENAF, Lote 7, Variante 2 -, Aracaju/SE 49081-000 - Brasil.

Tel:(+55-79) 3209-8600
Fax: (+55-79) 3209-8661

Horário de funcionamento do Protocolo Administrativo das 7h às 13h, (79) 3209-8633.

Endereço, telefone, e-mail e horário de funcionamento dos Cartórios Eleitorais.

Como chegar

Veja o mapa do TRE/SE no Google Maps.

O acesso mais fácil à sede do Tribunal é pela Av. Tancredo Neves.

CNPJ 06.015.356/0001-85

Ícone Protocolo Administrativo

Acesso rápido