Fevereiro Roxo e Laranja

Mês de prevenção ao Lúpus, Mal de Alzheimer, Leucemia e Fibromialgia.

TRE-SE Fev. Roxo e Laranja
Campanha de Saúde

Você conhece a Fibromialgia, Mal de Alzheimer, Lúpus e Leucemia? Talvez tenha escutado falar de algumas dessas doenças, mas sabe suas causas, campanhas? Fevereiro é o mês de conscientização para diagnóstico e cuidado, além do combate ao preconceito a essas doenças. As ações se espalham pelo mundo dando informações e mostrando às pessoas como lidar com as diferenças. 

Um fato interessante é que, além de roxo, o fevereiro também é laranja, buscando alertar a população sobre essas doenças.


Fevereiro Roxo

A Fibromialgia e o Lúpus são doenças sem cura, mas com o tratamento torna-se mais fácil a convivência com elas; são “silenciosas” em seus sintomas e de progressão gradual.

A Fibromialgia ataca especificamente as articulações, causando dores por todo o corpo, principalmente nos músculos e tendões. A síndrome também provoca cansaço excessivo, alterações no sono, ansiedade e depressão. 

Sintomas da fibromialgia

  • Dor constante por todo o corpo; 

  • Dor intensa ao toque; 

  • Cansaço frequente; 

  • Distúrbios do sono; 

  • Rigidez muscular; 

  • Problemas de memória e concentração. 

O Lúpus é uma doença inflamatória de origem autoimune que pode afetar múltiplos órgãos e tecidos, tais como pele, articulações, rins, cérebro e outros órgãos, causando sintomas como fadiga, febre e dor nas articulações. Seu nome completo é lúpus eritematoso sistêmico (LES).

Sintomas:

  • Fadiga

  • Febre

  • Dor nas articulações. 

  • Rigidez muscular e inchaços. 

  • Rash cutâneo – vermelhidão na face em forma de “borboleta” sobre as bochechas e a ponta do nariz. … 

  • Lesões na pele que surgem ou pioram quando expostas ao sol. 

  • Dificuldade para respirar. 

Também importante, o Mal de Alzheimer tem como principal característica a perda de memória progressiva. No Brasil, estima-se que existam cerca de 1,2 milhão de pessoas com Alzheimer, sendo cerca de 100 mil novos casos por ano. A causa da doença ainda é desconhecida, mas o modo de ação vem normalmente de uma proteína chamada betamiloide, que se deposita no cérebro em algumas áreas específicas, vai formando placas e causando danos na comunicação dos neurônios

Como prevenir

Infelizmente, não existem formas conhecidas para se prevenir essas doenças, mas o que se sabe é que ter hábitos de vida saudáveis e cuidar do corpo e da mente são as melhores opções:

  • Manter uma alimentação saudável; 

  • Praticar exercícios aeróbicos; 

  • Não fumar; 

  • Fazer exercícios que estimulem a cognição, como palavras-cruzadas; 

  • Cuidar da saúde emocional; 

  • Fazer atividades prazerosas; 

  • Fazer exames de rotina. 

Fevereiro Laranja

Criado em 2005 pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS), o dia  4 de fevereiro foi definido como o Dia Mundial do Câncer. Trata-se de campanha de utilidade pública a qual visa tentar evitar milhões de mortes a cada ano por meio do aumento da consciência e educação sobre doença, além da pressão sobre governos e indivíduos em todo o mundo para que se mobilizem pelo controle do câncer.

Um dos tipos é a Leucemia, uma doença maligna dos glóbulos brancos, geralmente, de origem desconhecida. Tem como principal característica o acúmulo de células doentes na medula óssea, que substituem as células sanguíneas normais.

Sintomas:

Sensação de fraqueza ou cansaço, gengivas que sangram facilmente, manchas arroxeadas na pele ou pequenas pintas vermelhas sob a pele, dor nos ossos e articulações, febre persistente sem razão, perda de peso involuntária.

A medula óssea é o local de fabricação das células sanguíneas e ocupa a cavidade dos ossos, sendo popularmente conhecida por tutano. Nela são encontradas as células que dão origem aos glóbulos brancos (leucócitos), os glóbulos vermelhos (hemácias ou eritrócitos) e às plaquetas.

A campanha “Fevereiro Laranja” visa conscientizar a população sobre a importância de atentar para os sintomas relacionados à doença, cuja estimativa do INCA é de mais de 10 mil novos casos é o 9º câncer mais comum entre os homens e o 11º entre as mulheres. O tratamento para leucemia pode ser complexo, dependendo do tipo de leucemia e outros fatores. No entanto, existem estratégias e recursos que podem ajudar a tornar o seu tratamento bem sucedido.

Informações: Sociedade Brasileira de Dermatologia, Fibromialgia.com.br , INCA e SES/DF

icone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Tribunal Regional Eleitoral de SergipeCENAF, Lote 7, Variante 2 -, Aracaju/SE 49081-000 - Brasil.

Tel:(+55-79) 3209-8600
Fax: (+55-79) 3209-8661

Horário de funcionamento do Protocolo Administrativo das 7h às 13h, (79) 3209-8633.

Endereço, telefone, e-mail e horário de funcionamento dos Cartórios Eleitorais.

Como chegar

Veja o mapa do TRE/SE no Google Maps.

O acesso mais fácil à sede do Tribunal é pela Av. Tancredo Neves.

CNPJ 06.015.356/0001-85

Icone Protocolo Administrativo

Acesso rápido