IX Fórum de Gestão Estratégica

Vídeo do evento já está disponível no canal do TRE-SE no YouTube

Vídeo do evento já está disponível no canal do TRE-SE no YouTube
IX Fórum de Gestão Estratégica

O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) realizou, na manhã de hoje (2), o IX Fórum de Gestão Estratégica. O evento, em formato virtual, contou com a presença de juízes eleitorais, da alta administração do Tribunal, de servidores e de servidoras de todas as unidades da Justiça Eleitoral sergipana. Representantes de instituições parceiras também prestigiaram o evento: coronel Paivae ocoronel Roberval Leão, representando a Polícia Militar, e ocapitão Frota (28ºBC), representando o Exército brasileiro.

O diretor-geral do TRE-SE, Rubens Lisboa, abriu o IX Fórum de Gestão Estratégia afirmando que o Tribunal avançou nos últimos anos, especialmente, no que diz respeito ao planejamento e a execução das atividades diárias, visando à prestação do serviço eleitoral com excelência, garantindo assim a satisfação do cidadão sergipano. “Desde que o Des. Roberto Porto assumiu a presidência do TRE-SE, ele vem acompanhando de perto a realização de diversas tarefas pelas unidades deste tribunal e tem constatado o empenho de todos e de todas no sentido de proporcionar os melhores resultados”, pontuou o diretor-geral.

A Coordenadoria de Planejamento, Estratégia e Governança (COPEG) do Tribunal iniciou o fórum com a exibição de vídeo institucional relativo ao desdobramento do planejamento estratégico concluído em 2020 (sexênio 2015/2020). A conquista do Selo Diamante foi o marco mais importante do planejamento 2015/2020.

O coordenador da COPEG, Marcelo Gerard, explicou que o Tribunal aprovou, em maio de 2021, seu planejamento estratégico para o Ciclo 2021/2026, nos termos da Resolução TRE-SE 5/2021. A norma definiu os macrodesafios, os objetivos estratégicos da instituição, as iniciativas, os indicadores e as metas correspondentes ao período.

Gerard destacou três assuntos:o trabalho de construção do Planejamento 2021/2026; o processo de aprovação do Planejamento; e o desempenho referente a alguns indicadores. O coordenador enfatizou o modelo de planejamento participativo. “Consultamos a sociedade, e a coletividade sergipana optou por algumas metas”, disse.

O Planejamento Estratégico está dividido em grupos temáticos: 1. Fortalecimento das relações institucionais com a sociedade; 2. Consolidação do sistema de precedentes obrigatórios; 3. Aperfeiçoamento da gestão administrativa e da governança judiciária; 4. Fortalecimento da estratégia nacional de TIC e de proteção de dados; 5. Garantia dos direitos da cidadania; 6. Promoção da sustentabilidade; 7. Aperfeiçoamento da gestão de pessoas; 8. Aperfeiçoamento da gestão orçamentária e financeira; 9. Agilidade e produtividade na prestação jurisdicional; 10. Enfrentamento à corrupção, à improbidade administrativa e aos ilícitos eleitorais.

Algumas atividades desenvolvidas pelos grupos temáticos: a elaboração do Mapa Estratégico, o qual é composto pela Missão, Visão, Valores e Macrodesfios; analisar os ambientes interno e externo dos macrodesafios; elaborar os indicadores e metas; propor iniciativas estratégicas visando ao alcance das metas.

Os grupos temáticos tiveram a liberdade para atuar no sentido de compor o Planejamento da forma mais adequada para o desenvolvimento e alcance das metas e melhoria dos indicadores”, explicou o coordenador.

Após expor detalhadamente os dez macrodesafios estabelecidos no Planejamento 2021/2026, foi apresentado o desempenho de três indicadores do novo ciclo de gestão.

O coordenador esclareceu que não é possível avaliar todos os indicadores, tendo em vista que o TRE-SE ainda está no início de execução do planejamento do ciclo 2021/2026. “Alguns indicadores têm a coleta de dados anual e, por conseguinte, não estão disponíveis para serem apresentados à administração”, disse.

Para assistir à apresentação na íntegra, acesse o canal do TRE-SE no YouTube no link a seguir: https://www.youtube.com/watch?v=atb9eX3YRSo

 

Legenda: Imagem capturada durante a reunião. Na tela do aplicativo Zoom aparecem quatro participantes e a intérprete de LIBRAS. #pracegover #pratodosverem

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Tribunal Regional Eleitoral de SergipeCENAF, Lote 7, Variante 2 -, Aracaju/SE 49081-000 - Brasil.

Tel:(+55-79) 3209-8600
Fax: (+55-79) 3209-8661

Horário de funcionamento do Protocolo Administrativo das 7h às 13h, (79) 3209-8633.

Endereço, telefone, e-mail e horário de funcionamento dos Cartórios Eleitorais.

Como chegar

Veja o mapa do TRE/SE no Google Maps.

O acesso mais fácil à sede do Tribunal é pela Av. Tancredo Neves.

CNPJ 06.015.356/0001-85

Ícone Protocolo Administrativo

Acesso rápido