24 horas pelo Glaucoma

No Brasil, mais de 1 milhão de pessoas têm a doença. Quase a metade desconhece a condição

TRE-SE 24 horas pelo Glaucoma
Campanha 24 horas pelo Glaucoma

O Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), com apoio de várias entidades médicas dotadas de especialidade na área, lança, no território nacional, a campanha 24 HORAS PELO GLAUCOMA. O foco é o incentivo ao diagnóstico e tratamento precoce dessa doença.

O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) apoia a ação, que ocorre em sintonia com a Lei nº 10.456/2002, que institui 26 de maio como Dia Nacional de Combate ao Glaucoma: doença considerada a maior causa de cegueira irreversível no mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

O problema atinge cerca de 65 milhões de pessoas no planeta e é motivo de 4,5 milhões de casos de perda total de visão. No Brasil, mais de 1 milhão de pessoas têm a doença. Quase a metade desconhece a condição por ser um transtorno de evolução silenciosa, sem dor ou incômodo em sua fase inicial.

Trata-se de patologia ocular crônica sem cura, mas que, na maioria dos casos, pode ser controlada com tratamento adequado e contínuo. Segundo os médicos, quanto mais rápido for o diagnóstico, maiores serão as chances de se evitar a perda da visão.

Últimas notícias postadas

Recentes