Site do TRE-SE conta com ferramenta de acessibilidade

O portal permite a inclusão digital e social de pessoas com deficiência auditiva ou visual (total ou parcial), com Síndrome de Down, com baixo letramento, idosos, disléxicos, entre outros

O portal permite a inclusão digital e social de pessoas com deficiência auditiva ou visual (tota...

Conheça a ferramenta Rybená

Você conhece a ferramenta Rybená? O site do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) disponibiliza essa ferramenta, que permite aos surdos, deficientes visuais, pessoas com deficiência intelectual, idosos, disléxicos e outras com dificuldade de leitura e de compreensão de texto a possibilidade de entender conteúdos da web. Trata-se de uma tecnologia assistiva para traduzir textos do português para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), disponibilizando também o texto em áudio.

Além do Rybená, o site oferece o ícone contraste que ativa o modo noturno para facilitar a leitura dos textos, bem como uma opção para saber como usar todas as ferramentas de acessibilidade. Essa solução adquirida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), como já foi dito, promove a inclusão digital e social de pessoas com deficiência auditiva ou visual (total ou parcial), com Síndrome de Down, com baixo letramento, idosos e disléxicos, entre outros. 

Para acessar o programa, o usuário seleciona o texto que deseja ler e opta pela tradução por Libras ou pela leitura mediante voz sintética, utilizando para isso os ícones de acessibilidade dispostos no canto inferior direito da página em visualização. O ícone do sistema é de fácil identificação, representado pela silhueta de um ser humano dentro de um círculo azul.

As informações contidas nos portais da Justiça Eleitoral (TSE e TREs) serão apresentadas por uma personagem virtual. A ferramenta Rybená foi desenvolvida de acordo com os padrões de acessibilidade adotados na administração pública, presentes no Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico (e-MAG). 

 

Atalhos de Navegação

Atalhos

Confira os comandos utilizados como atalhos para acessar seções específicas no Portal TRE-SE:

Usando o Google Chrome

  • Alt+1 direciona para o conteúdo principal do portal
  • Alt+2 direciona para o menu principal do portal.
  • Alt+3 direciona para o campo de busca.
  • Alt+4 direciona para o mapa do site.
  • Alt+5 redireciona para a página de busca avançada.
  • Alt+6 redireciona para a página inicial.
  • Alt+7 redireciona para a página de acessibilidade.

 

Usando o Firefox

Ao utilizar o navegador Firefox, substitua Alt+número pelo comando Alt+Shift+número. Sendo Firefox no Mac OS, em vez de Alt+Shift+número, tecle Ctrl+Alt+número.

 

Usando o Internet Explorer

Para quem utiliza o Internet Explorer, usa o Alt+número+Enter.

 

Usando o Ópera

Tecla-se Shift+Esc+número. Ao teclar apenas Shift+Esc será exibida uma janela com todas as alternativas de Acesskey da página.

Zoom

Para facilitar a visualização, você pode usar o zoom do navegador (Internet Explorer, Mozilla Firefox, etc.).

Confira os comandos que acionam as funções do zoom:

  • Para aumentar a definição, basta pressionar a tecla CTRL e a tecla + simultaneamente.
  • Para diminuir, pressione a tecla CTRL e a tecla - ao mesmo tempo.
  • Para voltar ao tamanho normal, pressione a tecla CTRL e a tecla 0 (zero).

 

Política de Acessibilidade

A Justiça Eleitoral desenvolve ações no sentido de facilitar e ampliar o acesso a seu portal de internet aos portadores de necessidades especiais e àqueles com restrições motoras transitórias.

Ao codificar suas páginas web em conformidade com as recomendações do órgão que estabelece as diretrizes internacionais para a acessibilidade na Web - Web Content Accessibility Guidelines (WCAG), também atende ao que estabelece o art. 8º, § 3º, inciso VIII da Lei nº 12.527/2011 (Lei de Acesso à Informação), a Resolução-TSE nº 23.381/2012, o Decreto nº 5.296/2004 e o Decreto nº 6.949/2009.

Outra lei que tem de ser observada é a 13.146/2015, em especial, para sites, seus arts. 63 a 73.

Além das ferramentas de acessibilidade disponibilizadas no código das páginas — como o texto alternativo para as imagens utilizadas, a descrição dos conteúdos de formulário, as teclas de atalho e de salto de conteúdo —, o usuário que tiver alguma dificuldade para acessar os conteúdos do site pode utilizar a ferramenta de zoom do navegador e, também, as opções de contraste de tela.

Há uma validação constante das páginas do portal do TSE feita por meio de serviços on-line especializados, bem como o auxílio de alguns servidores da Justiça Eleitoral (portadores de necessidades especiais) a fim de garantir um acesso universal e democrático.

Observação

Por utilizarmos o plugin do Rybená para conversão dos PDFs em texto e voz, alguns usuários podem ter dificuldades para abrirem os arquivos no Internet Explorer, já que o plugin ainda não dá suporte ao navegador.

icone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Tribunal Regional Eleitoral de SergipeCENAF, Lote 7, Variante 2 -, Aracaju/SE 49081-000 - Brasil.

Tel:(+55-79) 3209-8600
Fax: (+55-79) 3209-8661

Horário de funcionamento do Protocolo Administrativo das 7h às 13h, (79) 3209-8633.

Endereço, telefone, e-mail e horário de funcionamento dos Cartórios Eleitorais.

Como chegar

Veja o mapa do TRE/SE no Google Maps.

O acesso mais fácil à sede do Tribunal é pela Av. Tancredo Neves.

CNPJ 06.015.356/0001-85

Icone Protocolo Administrativo

Acesso rápido