VII FÓRUM DE GESTÃO ESTRATÉGICA

O presidente do TRE-SE, desembargador José dos Anjos, fez a abertura do evento

TRE-SE VII Fórum de gestão estratégica imagens com Libras
VII FÓRUM DE GESTÃO ESTRATÉGICA

Nesta sexta-feira (29), aconteceu o VII Fórum de Gestão Estratégica do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe. Houve três palestras direcionadas às relações de trabalho e às metas das organizações. O presidente do TRE-SE, desembargador José dos Anjos, fez a abertura do evento. Ele agradeceu a presença de todos e se referiu à qualidade dos serviços prestados pelo Tribunal, fruto do empenho de servidores e de magistrados. Fez alusão ao Prêmio CNJ de qualidade: o TRE-SE conquistou o Selo Diamante, feito alcançado somente por quatro Tribunais Regionais Eleitorais em 2019. “Sinto-me orgulhoso por esse resultado extraordinário (o Selo Diamante). Isso mostra a evolução do Tribunal, que já havia recebido os Selos Prata e Outro. Todos somos construtores desse triunfo: servidores, magistrados, membros do Ministério Público, entidades parceiras, a imprensa, etc. O tempo é de recessão, mas estamos entusiasmados em saber que prestamos serviço ao cidadão com extrema competência”, disse.

Estiveram presentes no fórum representantes de várias instituições parceiras: Justiça Federal – Seção Judiciária de Sergipe; Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região (TRT-SE); Secretaria de Controle Externo do TCU em Sergipe; Ministério Público do Estado de Sergipe (MPSE); Procuradoria da República em Sergipe; OAB – Seccional de Sergipe; Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe; Tribunal de Contas de Sergipe; Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Sergipe; 28º Batalhão de Caçadores do Exército; Polícia Militar de Sergipe; e Centro de Surdos de Aracaju. O evento também foi traduzido em Libras, pelos intérpretes Silas Félix e Luciano Júnior, da Divisão de Educação Inclusiva da Universidade Federal de Sergipe – UFS. 

A primeira conferência foi proferida pelo coordenador de planejamento estratégia e gestão Marcelo Gerard de Almeida Andrade, que abordou o tema Panorama do Planejamento Estratégicoda Justiça Eleitoral. Ele apresentou os parâmetros relacionados aos processos de trabalho (discorreu sobre macrodesafios, iniciativas estratégicas, indicadores, metas) desenvolvidos no TRE-SE, de acordo com a missão e com os valores estabelecidos pela instituição. “Estamos satisfeitos com resultados obtidos até este mês de novembro: atingimos mais de noventa por cento em relação às metas estabelecidas pelo CNJ para os processos de entrega referentes às ações e aos serviços prestados pelo TRE-SE”, afirmou Marcelo Gerard.

Na segunda palestra, foi discutido o tema Revolução 4.0 e as Relações de Trabalho. O conferencista foi o Dr. Ricardo José das Mercês Carneiro. Ele é procurador do Trabalho em Sergipe, doutor em Direito Constitucional, pela Universidade de Sevilla (2014). Ele discutiu a relações de trabalho neste mundo de globalização e de inovações tecnológica, e as empresas têm que se reinventar. Mostrou que se pode, com base na CLT, resolver muitas questões trabalhistas que muitos consideram desvinculadas das relações de trabalho (por exemplo, o trabalhador de UBER). Disse também que muitos sindicatos estão enfraquecidos e que só algumas classes trabalhadoras têm condição de ter sindicato forte: aquelas cuja paralisação compromete sensivelmente os serviços prestados, ou seja, o público-alvo sofre de imediato. Outro ponto abordado foi o cumprimento de metas, todo trabalhador está sujeito a cumprir metas (caixa de supermercado, balconistas de farmácias, servidores públicos...)

A terceira conferência foi apresentada pelo professor Gretz. O tema foi A Força do Entusiasmo. O palestrante tem vasta experiência: são mais de 35 anos de palestras no Brasil e no exterior com cerca de 5.500 apresentações, atendendo aproximadamente 4.000 empresas. Ele evidenciou a força da motivação, disse que se motivar é algo que vem de dentro para fora, tudo começa a partir da nossa vontade. Em outro momento, afirmou que, com arrogância, a tendência é o fracasso. Uma das filosofias que traz consigo: “Você é senhor do seu silêncio e escravo daquilo que fala”. Interagindo de maneira descontraída com a plateia, mostrou verdadeiras lições de vida em atos simples, como elogio e reconhecimento. Isso faz as pessoas ficarem entusiasmadas. Por fim, declarou que podemos pensar em excelência, mas não deixar de buscar o aperfeiçoamento.

 

icone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Tribunal Regional Eleitoral de SergipeCENAF, Lote 7, Variante 2 -, Aracaju/SE 49081-000 - Brasil.

Tel:(+55-79) 3209-8600
Fax: (+55-79) 3209-8661

Horário de funcionamento do Protocolo Administrativo das 7h às 13h, (79) 3209-8633.

Endereço, telefone, e-mail e horário de funcionamento dos Cartórios Eleitorais.

Como chegar

Veja o mapa do TRE/SE no Google Maps.

O acesso mais fácil à sede do Tribunal é pela Av. Tancredo Neves.

CNPJ 06.015.356/0001-85

Icone Protocolo Administrativo

Acesso rápido