Janeiro Branco: Paz, Equilíbrio e Saúde Mental
A campanha é voltada para a conscientização e promoção da saúde mental e emocional
07/01/2026 10:23
-
Atualizado em 07/01/2026 11:09

O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) apoia a campanha Janeiro Branco, que neste ano traz como lema “Paz, Equilíbrio e Saúde Mental”. A iniciativa é um movimento social e cultural criado em 2014, no Brasil, e que atualmente mobiliza pessoas em todo o mundo em torno da promoção da saúde mental. A cada mês de janeiro, milhares de voluntárias(os), profissionais e instituições realizam ações com o objetivo de sensibilizar a sociedade e influenciar a formulação de políticas públicas voltadas ao tema.
A escolha do termo “Janeiro Branco” remete ao simbolismo do início do ano, período em que muitas pessoas estabelecem metas e refletem sobre mudanças e recomeços. Assim como uma folha em branco, o mês representa uma oportunidade para reescrever histórias, planejar o futuro e dedicar atenção à saúde mental, muitas vezes negligenciada.

A campanha busca romper barreiras, promovendo uma cultura de aceitação e acolhimento em relação às questões emocionais, além de chamar a atenção da sociedade para essa realidade preocupante. O Janeiro Branco é um convite à reflexão sobre a saúde mental de forma ampla, contribuindo para a desconstrução de preconceitos e para a criação de ambientes mais empáticos e acolhedores. O objetivo é romper o silêncio e destacar a necessidade urgente de cuidar da mente com o mesmo zelo dedicado ao corpo.
O Janeiro Branco também convida o mundo a desacelerar e a ressignificar a relação com a saúde mental. Em um cotidiano marcado pela pressa e pela sobrecarga emocional, a campanha adota símbolos simples, como os post-its, para transformar urgências em cuidado e estimular a atenção ao bem-estar emocional.
Audiodescrição: Card em tons de cinza. No topo, o texto “Mês de conscientização sobre saúde mental”. Ao centro, um cérebro estilizado ao lado da frase “Janeiro Branco”, com a palavra “Janeiro” em letra cursiva sobreposta. Uma fita clara ondulada atravessa a imagem. O fundo é desfocado, com forma que lembra uma flor. Na parte inferior, aparecem os logotipos do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe e da Ascom.
02m 38s de leitura


