Projeto Eleitora e Eleitor do Futuro atende colégio Salesiano em Aracaju
Os futuros eleitores visitaram as dependências do TRE-SE

O Tribunal Eleitoral de Sergipe (TRE-SE), por meio da Escola Judiciária Eleitoral de Sergipe, realizou, no dia 11 de março, uma palestra para os alunos do colégio Salesiano. O evento faz parte do Projeto Eleitora e Eleitor do Futuro e contou com a participação de mais de 100 estudantes do 5º ao 9º ano do ensino fundamental e do 1º ao 3º ano do ensino médio.
A palestra foi realizada no auditório do colégio e a servidora Lídia Matos e o servidor Elielson Santos explicaram a composição dos membros e suas funções, a importância do voto para a democracia e o funcionamento do processo eleitoral e logística das eleições. Dando continuidade a programação, no dia 14, os futuros eleitores visitaram as dependências do Tribunal Eleitoral de Sergipe (TRE-SE).
A visita foi acompanhada pelo coordenador da Pastoral do Colégio, Felipe Bastos epelo coordenador de comunicação Anderson Peralta. Os alunos foram recepcionados pelas servidoras da EJESE Cassia Polito e Maria Arlene, e Isabella Aguiar (Ouvidoria). A visita começou pelo plenário, local onde são realizadas as sessões de julgamentos. Em seguida, foram recebidos pela servidora Carmen Luíza Nascimento no Centro de Memória Eleitoral. Os estudantes observaram documentos, objetos e textos sobre a história das eleições em Sergipe.
Seguindo para o depósito de urnas, os jovens foram recebidos pela servidora Mônica Prado e Manoel Marcondes Barros, que explicaram o funcionamento das urnas e como é feita a preparação das máquinas para as eleições. Na sequência os alunos manusearam as urnas simulando uma votação. No Salesiano, os estudantes irão às urnas escolher os representantes de classe. A escola realiza a eleição dos representantes de turma utilizando-se urnas eletrônicas cedidas pelo TRE-SE.
Para o servidor Elielson Santos, “Ações como essa incentivam a participação política desde cedo. Além disso, estimulam os jovens para que, cada vez mais, participem, pratiquem atos de cidadania e entendam a importância da participação de todos para a manutenção da democracia no país”.
A Escola Judiciária Eleitoral é órgão permanente do TRE-SE, ligado à Presidência da Corte e atualmente está sob a direção do juiz membro Hélio Figueiredo.
Audiodescrição: registro fotográfico de uma turma de escola sentada. Em segundo plano dois palestrantes estão na frente falando.